4 BOAS RAZÕES PARA EXPERIMENTAR O BIKING

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Quais são as vantagens do biking, aula de bicicleta indoor? Descubra 3 boas razões para experimentar.

 

O biking: o que é?

O biking ou RPM é uma aula de ciclismo indoor , que consiste na utilização de bicicletas fixas, em grupos e com música. Acompanhados por um coach desportivo, os exercícios propostos são preparados com base na resistência cardiorrespiratória e trabalho muscular (essencialmente a parte inferior do corpo). As intensidades são variáveis para simular um percurso de bicicleta preciso. Esta disciplina é muito eficaz para treinar e preparar uma saída de bicicleta ou um passeio, mas também para perder peso rapidamente. A aula não apresenta qualquer tipo de movimento técnico, nem dificuldade motora particular. Não causa qualquer impacto ao nível osteoarticulatório, e por isso, é acessível até às pessoas com costas sensíveis.

 

Como descarregar energia numa aula de biking?

Uma sessão de biking dura entre 30 a 80 minutos em média. O treino consiste em pedalar a um certo ritmo, com músicas estimulantes que incutem cadência no esforço. O trabalho baseia-se em diferentes posições e ritmos de treino. Trata-se de encadear fases de aceleração (sprint), durante as quais a frequência cardíaca aumenta, com fases de recuperação ativa. Para recriar as situações de ciclismo, o percurso integra subidas, descidas ou ainda superfícies planas. Tão simples quanto eficaz, o biking apenas exige uma ferramenta indispensável: a resistência, um regulador para girar e tornar mais ou menos fácil o pedalar. Regula-se individualmente, para permitir a cada um gerir a sua intensidade, em função do seu nível.

 

Porque se iniciar no biking ?

Manter a saúde cardiovascular

Da manutenção da forma à performance, o biking é uma aula completa, acessível a todos que proporciona todo o tipo de benefícios no plano cardiovascular. Graças a este tipo de treino, o seu coração torna-se mais resistente ,mais robusto e sobretudo alcança maior performance no esforço. Com o decorrer das sessões, vai melhorando significativamente a respiração, descubra a sua resistência e estimule a circulação sanguínea.

 

O conselho do coach: para iniciar-se no biking, recomendamos que tenha retomado uma atividade de cardio 1 mês antes.

 

Descarregar energia

Gosta de gastar energias sem limites? Então, experimente o biking: esta aula é ideal para descarregar e melhorar a sua força mental. Com a orientação de um treinador e motivado pelo grupo, sentirá coragem para atingir o seu melhor nível. Intensifique as suas performances percorrendo até 25 km numa sessão. Assim, nem é preciso pensar: com o biking, não existe qualquer dificuldade motora, nem de coordenação… é preciso simplesmente fazer girar as pernas!

 

Perder peso

O biking é uma forma infalível de perder peso, num tempo mínimo. De facto, combina trabalho muscular e trabalho respiratório, as 2 componentes indispensáveis para emagrecer. A intensidade dos exercícios propostos e a duração dos esforços provocam importantes perdas calóricas (conte em média com cerca de 700 calorias por sessão, em função do seu peso e do seu nível… mas também do seu empenho!). É A aula a experimentar para gastar o máximo e sentir-se bem no seu corpo, porque este tipo de treino também contribui para o seu bem-estar ao libertar um máximo de endorfinas, as designadas hormonas da felicidade.

 

Modelar o seu corpo

O biking não contribui apenas para a perda de peso, também é bom para tonificar a parte inferior do corpo, pernas, glúteos, preservando as articulações. Com o decorrer das sessões, este método ultratonificador permitirá aumentar a força e a resistência dos seus músculos, aumento de volume.

 

 

 

Como já percebeu, o biking é aula que deve testar para manter a forma e a linha, durante todo o ano. Trata-se de uma atividade ideal para libertar o stress, descarregar, transpirar e divertir-se. Evidentemente, para aproveitar os benefícios do biking, deve praticar esta atividade pelo menos 2 vezes por semana, complementando-o com um trabalho de resistência (um treino de baixa intensidade de tipo stretching, yoga) e uma aula de reforço global para a parte superior do corpo. E, para continuar o treino em casa, opte por uma bicicleta de cardio biking. Não há mais desculpas, agora pode andar de bicicleta seja qual for o estado de tempo!

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