4 DICAS PARA PASSAR À HORA DE INVERNO

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No caminho para o inverno: a mudança de hora já passou, agora é preciso garantirmo-nos. Qual é o melhor método para manter a forma, com o aproximar do frio ?

 

1 : Recarregue as baterias

Como recarregar as suas baterias agora que o inverno se aproxima? Quando está muita luz, é uma excelente forma de manter a moral. Quando o nosso relógio interno é perturbado pela falta de luminosidade, não é apenas o nosso sono que sofre, mas também os nossos estados de espírito e a nossa concentração, inclusive. Apresse-se para aproveitar os últimos raios de luz antes de regressarmos aos dias curtos de inverno. Aproveite ao máximo o ar livre: quando o tempo o permite, caminhe pelo menos 30 minutos por dia (por exemplo, no momento da pausa para o almoço).

 

2 : Ajuste o lado do sono

Temos que ver: a noite cai mais rapidamente, o sol demora a levantar-se... e nós também! Deve ter adivinhado, já passámos para a hora de inverno. Se está com dificuldades em levantar-se, é muito provável que sofra do problema desta mudança de hora. Este novo ritmo, o seu organismo também o deve absorver. Como recuperar? À noite, fique atento ao seu corpo e, aos primeiros sinais de fadiga, vá para a cama. O sono reparador desempenha um papel fundamental na recuperação intelectual. Lembre-se que a temperatura do quarto não deve exceder os 19 °C para passar uma boa noite.

 

3 : Ria, a sério!

Ainda não é um adepto dos métodos naturais? Contudo, aqui está aquilo que irá ajudá-lo(a) a ver a vida pelo lado positivo neste inverno: o riso. Sim, ria, a sério! Em todas as situações de stress que encontra, tente sorrir, é um excelente remédio para relaxar. De facto, esta é a conclusão de um estudo americano conduzido por Sarah Pressman, uma investigadora da Universidade do Kansas. Os cientistas revelaram que as pessoas treinadas para sorrir, mostraram um grau de stress menos elevado do que aqueles que mantinham uma expressão facial neutra. Eles também destacaram que o riso preservaria a saúde do coração. Por isso, continue a sorrir em todas as ocasiões!

 

4 : Reforce as suas refeições

Neste inverno, para continuar o treino, pense na saúde dos seus músculos. Por isso, não deixe de lado as proteínas, elas são indispensáveis para a alimentação do desportista. Quando o consumo é inferior às nossas necessidades, o nosso organismo vai buscar as suas próprias reservas e a massa muscular diminui... Mais do que razão para não perturbar a máquina! Varie tanto quanto possível as suas refeições e consuma pelo menos duas porções de proteínas de diferentes origens todos os dias (animais ou vegetais). Para ter uns músculos bonitos, aposte por exemplo nos ovos, carnes brancas (peru ou frango), peixe (salmão, cavala ou atum), leguminosas (grão de bico, feijão branco ou vermelho e lentilhas).

 

 

 

Aqui estão cinco recomendações que devem, entre outras, ajudá-lo(a) a enfrentar o inverno com toda a serenidade. E você, quais são as suas dicas?

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