5 ASTÚCIAS DE BAILARINA

Como progredir rapidamente na dança graças a astúcias simples e eficazes? Descubra os nossos conselhos para desenvolver a sua técnica!

 

Quer seja bailarina principiante ou confirmada, quer prefira a dança clássica, modern jazz, hip hop ou qualquer outro estilo, descubra 5 conselhos e astúcias para progredir na dança e sentir-se bem no seu corpo.

 

Desenvolver o sentido artístico com Express Yourself 

Trocar de equipamento de dança com uma única e mesma peça de roupa, interessa-lhe? A partir de agora é possível com o fato Express Yourself: com um único produto, descubra 10 equipamentos. Em função da sua prática de dança ou, simplesmente, do que lhe apetecer no momento, aproprie-se da peça de roupa e troque para o estilo que entender: liberte os braços, as pernas e as costas… adote o efeito saruel ou o estilo assimétrico, opte pela versão comprida ou curta… Porque a roupa de dança também é uma forma de expressão, teste o fato express yourself… Varie os estilos e desenvolva o seu sentido artístico!

 

Manter o equilíbrio

Qual é a bailarina que nunca sentiu dificuldades em manter os seus equilíbrios na retirada ou conseguir uma pirueta sem cair? Para um bom equilíbrio, retenha as astúcias seguintes: quando estiver a fazer uma meia-ponta, pense sistematicamente em esticar o corpo, como se estivesse a ser puxada para cima. Empurre o chão com a perna de terra, para manter-se firme nos seus apoios. Pense também no centro do seu corpo: encolha a barriga (contração do transverso), imaginando que o umbigo se cola na coluna vertebral, contraia as nádegas.

 

Trabalhar a graciosidade

Na dança, exprimir-se com graciosidade e ver o corpo animar-se com movimentos fluidos e elegantes não é assim tão óbvio. No entanto, o espetador está muitas vezes atento à parte superior do corpo de uma bailarina. Para tornar-se mais graciosa, pense em descontrair as suas linhas e conservar uma expressão natural. Ninguém deve notar no seu rosto o mais pequeno sinal de esforço ou dificuldade. Liberte a sua cabeça e deixe-a mexer-se, a crispação é inútil. Ponha de parte os polegares abertos e os dedos apertados como se se estivesse a tentar agarrar: uma boa bailarina deve ter as mãos leves. Os dedos devem permanecer estendidos mas descontraídos (sinta como se fossem gotas de água a cair na ponta dos dedos). Pense na postura dos seus braços: contido desde a omoplata, o braço deve suster-se « por baixo ». Não tenha o cotovelo descaído, pense em sustentar o pulso. Uma boa postura e uma boa resistência ajudarão a criar um arqueado liso e harmonioso!

 

Melhorar a flexibilidade

A flexibilidade não é indispensável para a prática de dança, no entanto, permanece uma qualidade muito requerida por numerosas bailarinas. Se não for inata, vai sendo adquirida naturalmente, com paciência e prudência, respeitando os seus próprios limites. Para tornar-se mais flexível, propomos-lhe um exercício especial espargata. Faça, em primeiro lugar, um aquecimento de cerca de 10 minutos, alternando alguns exercícios básicos. Sente-se no chão de pernas cruzadas (« borboleta ») e enrole as costas várias vezes. Exercite a parte inferior das pernas fazendo alguns batimentos, execute séries de saltos e alguns afastamentos totais. De seguida, passe para este exercício:

 

  • Execução do exercício: deitada de costas, ponha as pernas no ar, contra a parede. Depois de estar bem posicionada, ponha as pernas em « rã » para exercitar a parte exterior e a abertura das pernas. Guarde a posição e abra primeiro a perna direita e depois a esquerda. Faça descer as pernas progressivamente, segundo a segundo, sem forçar.

 

  • Respiração: Inspire fundo e expire lentamente durante todo o exercício para descontrair e oxigenar os músculos, pouco a pouco ganhará mais flexibilidade.

 

  • Normas de segurança: pense em colar as nádegas à parede durante todo o exercício e a encostar as costas ao chão. Encolha a barriga e estique as pernas ao máximo. Não force em situação alguma.

 

  • Repetição : faça uma vez este exercício, durante 15 minutos.

 

Para quem já tiver uma boa flexibilidade, aumente o peso nos tornozelos com os Gym Weight Domyos. Irão permitir acentuar o estiramento e ganhar centímetros, suavemente!

 

Adotar a respiração correta

Antes de um espectáculo de dança, é importante tirar tempo para si mesma e descontrair. Cada bailarina tem as suas próprias astúcias para vencer o medo de subir ao palco. O bom conselho? Aprender a relaxar graças à respiração consciente ou abdominal. O facto de respirar verdadeiramente fundo desencadeia uma autêntica sensação de calma e um real despertar da mente. Também permite uma maior oxigenação muscular. Para se sentir bem na sua cabeça e no seu corpo, execute este exercício relaxante durante a preparação do espetáculo e no dia D:

 

  • Sente-se no chão encostada a uma parede ou deite-se de costas
  • Inspire lentamente e profundamente pelo nariz
  • Coloque uma mão na barriga e expire pela boca encolhendo ligeiramente a barriga (empurre voluntariamente com a mão para encolher a barriga)
  • Depois, inspire pelo nariz, enchendo apenas a barriga (a barriga enche)
  • Sopre lentamente pela boca (a expiração é mais lenta do que a inspiração)
  • Repita o exercício 3 vezes de seguida

 

 

 

A partir de agora conhece 5 conselhos para progredir na dança ou, simplesmente, para se sentir bem no seu corpo antes de subir ao palco. No dia da gala, concentre-se apenas numa única coisa, esquecendo todo o resto: o prazer de dançar!

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