BATENDO NO SACO DE PANCADAS

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Pergunta-se qual o interesse de treinar com um saco de boxe? Que músculos trabalha? Que saco escolher? Descubra as nossas respostas a estas questões.

 

Os interesses do saco de boxe

Utilizar o saco de boxe para treinar representa um certo número de benefícios não negligenciáveis quando se é desportista. É necessário saber que, antes de golpear um saco, é necessário ter aprendido as técnicas de golpeio no ar, de forma a controlar bem os gestos e não se lesionar. Estes gestos efetuados no ar devem ser amplos, flexíveis e elásticos.

 

Para um praticante de boxe, uma das vantagens principais do treino com saco de boxe é que torna eficazes os exercícios feitos no ar e concretiza as sensações internas associadas a estes exercícios. É uma boa forma de sentir a penetração da força e um verdadeiro trabalho da técnica. Os praticantes de boxe confirmados baseiam por vezes o seu treino numa série de exercícios de musculação e cardio encadeando golpe, corda de saltar e flexões.

 

Assim, para os praticantes de desportos de combate, mas também todos os desportistas que dominam as bases destas atividades, o saco de boxe tem vários benefícios. Permite:

  •        Tonificar os músculos, fazendo trabalhar os ombros, os tríceps, os peitorais e os músculos dorsais
  •        Aumentar a potência de golpe
  •        Aumentar a resistência e a endurance
  •        Trabalhar eficazmente o cardio, porque o saco de boxe é um treino muito físico
  •        Descontrair, de forma a eliminar as angústias e as tensões do dia a dia.

 

Escolher e utilizar o seu saco de boxe

Para realizar um bom treino com o saco de boxe, é necessário antes de mais escolher um bom saco de boxe, adaptado à sua prática. Existem 3 tipos de materiais utilizados para fabricar um saco de boxe:

  •        o tecido: para um saco de boxe destinado a uma prática de lazer
  •        o poliuretano: para uma utilização regular
  •        o couro: para uma utilização regular ou intensa. oferece mais resistência ao saco.

 

Um saco de boxe pesa em média 20 a 30 kg e mede de 80 cm a 1,20 m. Para golpes com pés e punhos, é melhor utilizar um saco de 1,20 m. Adicionalmente, para posicionar corretamente o saco de boxe em casa, é recomendável que coloque o topo do saco uma altura cerca de 10 cm superior à do seu utilizador. Naturalmente, deve adaptar a altura se praticar com pés e punhos. A notar que um saco de boxe se limpa com uma esponja e água, com sabão ou não, sem produtos químicos.

 

Os conselhos de Laurent Avril, chefe de produto de desportos de combate Domyos

As escolha do seu saco de boxe depende a utilização que lhe der:

  •        o TB 390: para uma utilização pouco regular, principalmente em lazer
  •        o TB 580: para uma utilização regular
  •        o TB 1200: para uma utilização regular ou intensa
  •        O Kit cardio Boxing: um conjunto completo para o treino do praticante de boxe, que inclui luvas para saco de boxe, saco de boxe, corda de saltar.
  •        e para as crianças: o Punching Bag, um saco de boxe insuflável divertido e amortecedor!

 

A prática do boxe em saco deve ser acompanhada por um par de luvas, quer se trate de luvas de dedos cortados com amortecimentos em espuma ou em gel ou de luvas específicas para esta atividade. Podem utilizar-se luvas de boxe clássicas, mas são demasiado quentes para esta prática. Adicionalmente, para se proteger eficazmente e favorecer uma boa higiene, absorvendo a humidade, deve equipar-se com mitenes ou bandas de boxe (para os praticantes de boxe especialistas), que deve colocar debaixo das luvas de boxe.

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