COMO CUMPRIR AS BOAS RESOLUÇÕES DESPORTIVAS?

Se há inúmeras boas resoluções a surgir no início do ano, estas nem sempre são seguidas… No entanto, cada pessoa espera praticar desporto ou perder peso, mas a vontade não é suficiente…Descubra como cumprir as suas resoluções desportivas.

 

Porque não cumprimos a longo prazo as nossas boas resoluções?

Praticar desporto, perder peso, deixar de fumar... as boas intenções multiplicam-se a partir de 1 de janeiro. Procurando ser saudável, cada pessoa se sente disposta a redobrar os esforços para recuperar a boa forma. No entanto, a realidade é muito diferente: há poucas pessoas que conseguem manter as suas boas resoluções desportivas. Como explicar isto? Parece que a falta de vontade é a grande responsável...

 

Mas não só: investigadores associam também as nossas origens biológicas à nossa preguiça. Há substâncias químicas segregadas pelo homem (os endocanabinoides) que ativam alguns recetores do nosso cérebro, os quais controlam o neurotransmissor essencial para a motivação. Isto explica porque não agimos da mesma forma quando se trata de manter as nossas resoluções. Deve tolerar-se a preguiça…?

 

Conselhos para cumprir as resoluções desportivas

Há um método eficaz para cumprir as boas resoluções desportivas? Para ajudá-lo, consulte os conselhos de Pierre, o coach desportivo Domyos.

 

1) Definir um objetivo realista

Porquê querer tudo? Não adianta apostar no impossível, pois assim é fácil ficar desencorajado. Para cumprir as suas boas resoluções e manter-se motivado, defina um objetivo razoável, consoante a sua condição física específica: caso pretenda perder peso, não espere perder mais de 2 kg por mês; este valor já é suficiente. Lembre-se que, independentemente do seu objetivo, não poderá obter resultados a curto prazo. Progrida gradual e lentamente, sem saltar etapas. Pense também na forma como vai recompensar-se.

 

2) Recorrer a um treinador

Para voltar a praticar desporto (para sempre!), não hesite em rodear-se de profissionais. No seu ginásio, solicite os bons conselhos de um treinador para definir o seu plano desportivo. Não há nada como um balanço personalizado para definir as coisas e avaliar a condição física. Se estiver acompanhado, terá tudo o que é necessário para exercitar-se corretamente e alcançar o seu objetivo mais rapidamente.

 

3) Escolher a atividade apropriada

Praticar desporto foi sempre uma atividade difícil? Já encontrou a atividade certa para si? A atividade durante a qual treina com prazer… Para redescobrir o prazer de mexer-se, comece por informar-se sobre as atividades ao seu dispor na sua cidade. Isto permitir-lhe-á conhecer melhor as suas expetativas e ir ao encontro dos seus objetivos. Experimente novas atividades sozinho, em grupo, ou mesmo ao ar livre... e teste os seus gostos. Esta é uma boa forma de manter-se motivado e cumprir as boas resoluções.

 

4) Arranjar tempo

"Não tenho tempo" é uma frase que faz parte da sua linguagem do dia a dia? Para cumprir as suas boas resoluções desportivas, será obrigatoriamente necessário arranjar tempo. Esforce-se por incluir o desporto no seu planeamento semanal. De manhã, ao almoço ou à noite, todas as ocasiões são boas para dedicar-se a uma atividade. Uma pausa para desporto permite melhorar o desempenho no resto do dia. Além disso, nunca sentiu uma verdadeira sensação de bem-estar após praticar desporto? Não pensar em nada, esquecer as preocupações, sentir-se bem no seu corpo, etc. é muito importante.

 

5) Estabelecer um plano de treino

Está pronto a praticar desporto e disposto a arranjar tempo para tal. Agora falta definir um plano de treino, para integrar estes novos hábitos na sua agenda. Qual é o ritmo adequado se queremos cumprir as boas resoluções? Pelo menos 2 vezes por semana, 3 vezes idealmente, cerca de uma hora. Caso não disponha de tempo ou a ideia de sair de casa em dias frios não lhe agrade, temos uma solução para isso: pratique desporto em casa! Sim, isto é possível, graças ao Domyos Live, um serviço totalmente gratuito que permite usufruir diariamente de aulas de fitness em direto e em casa. Pode testar esta nova experiência aqui.

 

6) Ir além do objetivo inicial

Na medida do possível, mantenha uma atitude positiva quanto às suas boas resoluções para cumpri-las a longo prazo. Ver o copo meio cheio é indispensável para manter-se motivado. Aprenda a ir além do seu objetivo inicial: voltou certamente a praticar desporto para alcançar um objetivo preciso que definiu para si mesmo, mas lembre-se sempre que a atividade física é excelente para manter-se em forma e ser saudável. A sua mentalidade é essencial: realize exercício com prazer, sem preocupar-se muito com os resultados dos outros. Pense em si e no seu bem-estar acima de tudo. Verá que assim será mais fácil obter resultados.

 

 

 

Agora já sabe alguns conselhos para ajudá-lo a manter-se motivado no início do ano. Avance: comece por realizar uma das suas boas resoluções. E imagine que benefícios poderão resultar daí…

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