QUE DESPORTO PRATICAR DURANTE UMA DIETA

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Se existisse uma receita milagrosa ou uma dieta de choque para uma rápida perda de peso, esta seria conhecida! Correndo o risco de vos dececionar, emagrecer é uma questão de bom senso. Descubra porquê.

 

Quer tenha 2, 5 ou 10 kg para perder, o refrão é o mesmo. Primeiro deve começar por equilibrar a sua alimentação de acordo com a sua própria personalidade (idade, sexo, modo de vida…) e depois associar este novo regime alimentar ao exercício físico. É a melhor equação para remodelar a sua silhueta: se queimar mais calorias por dia do que aquelas que consome irá, forçosamente, eliminar massa gorda. Mas para isso, tem de se MEXER!

 

Antes de escolher

Sabia que o seu organismo não gasta de modo equivalente as reservas de glícidos e de lípidos conforme o desporto praticado? De facto, os gastos de energia dependem do tipo de esforço solicitado e da respetiva intensidade. O nosso corpo funciona com diferentes carburantes que atuam consoante a atividade física praticada. Por exemplo, nos desportos de fraca potência, mas de resistência, para além dos três minutos, nós mobilizamos açúcar ao qual juntamos lípidos. É este canal que é interessante para perder peso.

 

Tenha em mente que são, essencialmente, os esforços moderados e prolongados que queimam gorduras, mais do que os exercícios rápidos e intensos. Graças a uma boa oxigenação, a sessão pode durar várias horas. E quanto mais treinar, mais gordura irá perder. Para a ajudar a emagrecer, trabalhe em aeróbica, ou seja, entre 60 e 70% da sua frequência cardíaca máxima permitida (FCMA). Em teoria, esta é obtida da seguinte forma: 220 menos a idade do indivíduo (226 para as mulheres, que têm o coração ligeiramente mais rápido do que os homens).

 

Qual o desporto indicado para perder peso?

Os desportos de resistência, sem dúvida! Nada como caminhar, correr e pedalar. Assim que o tempo o permita, faça uma atividade ao ar livre para relaxar. Caso retome o desporto, experimente o cardio training. Não nos cansamos de elogiar os seus benefícios para recuperar a linha. Também é uma excelente forma de trabalhar a sua respiração e preservar a sua saúde cardíaca. É a base de todo o treino para melhorar a sua condição física, afinar e tonificar o seu corpo. Existem diferentes aparelhos à sua disposição: tapete de caminhada ou de corrida, bicicleta estática ou elíptica, stepper, máquina de remo. Não há mais desculpas para não sair, pode sempre treinar no ginásio ou continuar as sessões em sua casa, caso decida investir neste tipo de material. Por fim, lembre-se que não há uma atividade mais benéfica do que outra, tudo depende da sua morfologia, idade e peso. Escolha aquilo que combina consigo e que possa praticar com prazer!

 

Como treinar para emagrecer?

A palavra de ordem: regularidade. Apenas aquilo que prima por obter resultados a longo prazo. Estabeleça um planeamento desportivo pour para se agarrar aos seus treinos. O ideal seria, pelo menos, 30 minutos todos os dias ou três sessões por semana de 45 a 60 minutos. O importante é ter uma atividade física regular ao invés de rara e intensiva. Avance progressivamente, sem ultrapassar os seus próprios limites. Escute o seu corpo e, acima de tudo, tenha em atenção a sua capacidade respiratória. Durante todo o exercício, até mesmo quando um pouco sem fôlego, deve-se conseguir falar, dizer quatro ou cinco palavras. Não se esqueça de se hidratar corretamente durante o esforço! Em apenas dois ou três meses, poderá perder peso e recuperar a linha.

 

 

 

Tem agora algumas pistas que lhe irão ajudar a perder peso mais rapidamente graças ao desporto. Nunca se submeta a uma dieta draconiana, arriscaria a desequilibrar o seu organismo. Privilegie sobretudo uma alimentação saudável associada a uma atividade física.

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