ESTÁ NA HORA DE RECUPERAR A FORMA!

Os dias bons estão a chegar e tem vontade de acordar a sua forma e a controlar? Recarregue as baterias e obtenha mais energia seguindo estes conselhos para recuperar a forma!

 

1. Retome de forma progressiva

Na vida diária, começamos por adotar reflexos que nos façam mexer e despenderenergias facilmente. Preferir as escadas ao elevador, opte pela bicicleta ,desde que o tempo o permita, para trajetos de curta duração, redescubra o prazer de andar, saindo do autocarro algumas paragens antes do nosso destino... São diversas as ocasiões do quotidiano e só esperam para serem aproveitadas!

 

2. Motivar-se mais

Se decidimos retomar uma atividade física, é sempre mais motivante fazê-lo a dois ou entre amigos. Praticar desporto em grupo é conseguir encorajamento mútuo ao mesmo tempo que se aproveitam as sessões de exercício como verdadeiros encontros. É mais fácil cumprir o exercício e esquecer o esforço. Os treinos transformam-se em momentos de prazer partilhados. O ideal é trabalhar em binómio com uma pessoa cuja condição física seja semelhante à sua.

 

3. Pedir ajuda para uma boa prática

Para recuperar a forma, nada melhor do que pedir a ajuda de um treinador para redefinir objetivos e adotar um programa adaptado. Procurar ajuda personalizada é uma ótima experiência para dar um impulso à sua motivação e trabalhar com um fim preciso, bem enquadrado.

 

4. Comprometer-se mesmo em casa

O treino em casa não é fácil já que precisa de uma grande força de vontade. Perdemos facilmente a coragem quando estamos sós com os nossos objetivos. Contudo, é bastante prático quando nos falta tempo para ir ao ginásio. Os pequenos acessórios , como os pesos, o elástico, ou pequenos aparelhos como os pequenos degraus, são muito úteis para continuar a praticar no interior. Ponha música a tocar ou assista ao seu programa de televisão favorito, tudo serve para se motivar e manter o ritmo.

 

5. Fixe objetivos realistas

Mantenha o espírito, que não se podem esperar resultados imediatos e tudo chega a bom tempo! Tenha paciência e não coloque a fasquia demasiado alta, fixe os seus objetivos consoante a sua condição física. Irá recuperar uma melhor forma ao longo do tempo e sentirá um bem-estar cada vez maior depois de retomar o desporto.

 

6. Retome suavemente

Querer ir demasiado depressa é arriscar a magoar-se. Escute o seu corpo, tenha atenção às suas articulações, é inútil esforçar-se para atingir o topo, retome gradualmente. Consoante o desporto que escolheu, estabeleça um programa de retoma gradual, alternado com tempos de recuperação, sem precipitações. E não se esqueça de se oferecer um sono reparador para ganhar melhor forma!

 

7. Escolher o momento certo

Respeite o organismo! É essencial ouvir e respeitar o relógio interno. Desaconselha-se a prática de todas as atividades pouco tempo depois de ter comido ou de noite, antes de dormir, sob pena de ser afetado pela dor. Pense, também, em se manter hidratado antes, durante e depois do esforço.

 

8. Pense nos alongamentos

Preserve os músculos, é indispensável! Os alongamentos são veementemente recomendados antes e depois do esforço, sobretudo quando se inicia numa atividade. Ao privilegiar esta etapa estará a evitar todos os riscos de lesões e a dizer adeus às dores. Os exercícios são diversos e variados, é preciso escolher aqueles que complementarão a sua atividade.

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