MUITO FRIO PARA FAZER FITNESS...?

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Como permanecer em forma durante o inverno? Durante estes meses, presta menos atenção física a si próprio. E praticar desporto quando está frio, não é para todos os gostos... No entanto, a atividade física não é desaconselhada no inverno, pelo contrário, o esforço durante o tempo frio, promove a imunidade. Descubra os nossos bons conselhos para aprender a proteger-se do frio e continuar a praticar a sua atividade favorita, mesmo quando o termómetro indica zero graus... (ou menos)!

 

Praticar desporto no inverno

Está determinado em enfrentar o frio para se entregar à sua sessão de treino? Basta tomar as precauções adequadas para enfrentar esta mudança de temperatura... Atenção para os músculos! O frio aumenta o risco de lesões musculares. O motivo? Sob o efeito do frio, o diâmetro dos nossos vasos sanguíneos diminui, o que provoca uma irrigação menos boa dos nossos músculos e dos nossos órgãos. Resultado: o risco de lesões é mais elevado no inverno. As condições meteorológicas adversas devem dissuadi-lo de praticar desporto com tempo frio: neve, gelo, vento... rimam frequentemente com quedas prejudiciais.

 

Preparar-se para o frio

Praticar desporto no inverno, é também saber respeitar determinadas regras para nunca arrefecer ou ficar desidratado e ser capaz de fornecer a energia necessária ao nosso organismo para garantir o esforço. Siga os nossos bons conselhos para treinar sem riscos.

 

1. Equipar-se

Antes de pensar em pôr o nariz de fora, é necessário pensar em equipar-se. Na verdade, quando está frio, a sua energia é especialmente dedicada a aquecer o corpo. E para o fazer bem, é melhor cobrir-se utilizando várias camadas de roupa. Mas não demasiadas! Porque quanto mais ativo é, mais o corpo aquece e mais transpira... e é a própria humidade que conduz ao frio e, depois, a transpiração que arrefece o corpo. Se o seu corpo arrefecer, é o seu fluxo sanguíneo que sofre, expondo-o a um risco mais elevado de lesões. Prefira materiais sintéticos isoladores e respiráveis, que lhe permitam manter-se seco durante o esforço. Proteja principalmente as extremidades, são estas que estão mais expostas ao frio. Vista um gorro e luvas. Se as temperaturas são glaciares, experimente escalfetas para pés ou mãos.

 

2. Aquecer-se

Quem fala de frio, fala de risco de lesões! Praticar desporto custe o que custar é digno, mas precisa manter-se vigilante durante o inverno. E para começar corretamente a sua sessão de treino, há uma palavra de ordem: o aquecimento. O seu corpo precisa subir a temperatura para aquecer os músculos e ser mais eficiente, especialmente quando está frio. Graças a uma boa preparação física, os vasos sanguíneos dilatam-se e a circulação é ótima no momento do esforço. Prefira alongamentos ativos que o irão poupar de distensões: séries de subidas dos joelhos, de « calcanhares nas nádegas », squats, sem correrias… Execute também alguns saltos à corda para trabalhar o cardio. Não hesite em realizar alongamentos durante o seu aquecimento: no tempo frio, os seus músculos, os seus ligamentos e os tendões demoram mais tempo a descontraírem.

 

3. Comer de forma ligeira

Comer mais gorduras quando está frio: info ou intox? Marie Fauchille, nutricionista em Aptonia, responde sobre este tema. « Quando está frio, o desportista deve, antes de mais, cobrir a quantidade de energia indispensável para garantir os seus gastos energéticos. Em termos de alimentação, isso não significa que é preciso comer mais gorduras, mas sim que precisa aumentar a ingestão de glúcidos (os glúcidos complexos ou açúcares lentos - cereais, massas, arroz, legumes, batatas, etc.) e limitar a ingestão de lípidos (matérias gordas). Denis RICHE, especialista francês de micronutrição, disse a este respeito ‘os alimentos mais adequados para os esforços quando está frio são primeiro aqueles que permitem os músculos trabalharem, ou seja, aqueles à base de glúcidos. O desportista não precisa ter uma camada de gordura de proteção, se ele estiver bem vestido, se comer bastante e se permanecer em movimento.’ »

 

4. Hidratar-se

Se a sensação de sede é menos significativa no inverno do que quando está bom tempo, não se esqueça de se hidratar adequadamente. Lembre-se que, quando está frio, nós transpiramos tanto como em pleno verão. O ar frio é menos húmido do que o ar quente, o que estimula a perda de água ao nível das vias respiratórias. Nunca sentiu estes desagradáveis formigueiros na garganta durante uma sessão de desporto no inverno? No seu ginásio ou ao ar livre, pense em beber regularmente: absorva uma golada de bebida de esforço, a aproximadamente cada dez minutos.

 

5. Passe o inverno em interiores!

demasiado frio para praticar desporto? Não faz diferença, com Domyos, tudo é possível! Por que não usar o tapete de corrida, a bicicleta elíptica ou o aparelho de remo para continuar o treino? O fitness em casa com equipamento de cardio training é uma boa forma de trabalhar a sua condição física, independentemente do tempo que está! Os benefícios? Melhora o seu sistema cardiovascular, muscula o seu corpo, perde peso e relaxa, tudo isto confortavelmente em sua casa. Pondere também as aulas coletivas de fitness em ginásio, existem para todos os gostos: cycling, boxe, Zumba®, CAF, step, streching

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