MUSCULAÇÃO E CRESCIMENTO

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Embora a musculação tenha um grande sucesso junto dos adolescentes, convém alertá-los para os riscos relacionados com esta prática. Musculação e crescimento, é compatível?

 

A musculação, um desporto adaptado aos adolescentes?

A musculação é um desporto que atrai muitos adolescentes desejosos de aprenderem a conhecer o seu corpo e os seus limites. Querem, geralmente, desenvolver a massa muscular para definirem a sua jovem silhueta.

 

No entanto, diz-se frequentemente que a musculação, praticada desde muito jovem tem efeitos negativos na saúde. É entendida como perigosa porque, supostamente, estagnaria o crescimento, diminuaria a flexibilidade, reduziria as capacidades cardiorrespiratórias e danificaria os tendões e articulações dos adolescentes. Será mesmo assim?

 

Uma prática razoável

É verdade que praticar musculação, de forma intensiva, desde a adolescência poderá ter algumas consequências no crescimento e em geral na saúde. Não devemos esquecer que se trata de um desporto muito violento para os músculos e as articulações e que se for executado sem precauções pode ser perigoso. Exigir demasiado do esqueleto pode levar a traumatismos das costas.

 

Desta forma, quando se inicia a musculação muito cedo, convém ser prudente. É preciso evitar o transporte de cargas pesadas assim como a realização de treinos intensivos. Certos exercícios são fortemente desaconselhados para adolescentes cujos pontos fracos são a coluna vertebral, os ligamentos e as cartilagens: o squat, o desenvolvimento sentado com barra e o levantamento de pesos são de banir!

 

Para além disso, é desaconselhado o início da musculação antes dos 15 anos, em particular para as jovens adolescentes. Antes dessa idade, concentre-se mais em atividades de fitness, cardio training. Se estiver a iniciar-se na prática, dirija-se a um ginásio para ouvir os conselhos de um coach com experiência que lhe indicará os exercícios certos. Nada é pior do que executar mal os movimentos, correndo o risco de se lesionar!

 

Em suma, se quiser mesmo praticar musculação, seja muito prudente quanto aos treinos que vier a fazer.

 

Conselhos para uma prática saudável

  • Tenha especial cuidado com as articulações, são frágeis quando se está em fase de crescimento!

  • Não se preocupe com o aumento de massa muscular, dietas ou queimas, são noções reservadas para os adultos.

  • Coma saudavelmente, com saciedade, evitando os complementos alimentares não adaptados ao seu corpo ainda em crescimento.

  • Integre exercícios de flexibilidade nos seus treinos para conservar a agilidade.

  • Pratique a musculação em complemento de outro desporto tal como um desporto coletivo ou de resistência para desenvolver as capacidades cardiorrespiratórias.

  • Para uma prática moderada, treine primeiro uma vez por semana, para além de outro desporto. Aumente o número de sessões ano após ano.

  • Porque não praticar este desporto com um parente para aumentar a sua motivação e adicionar mais convivialidade aos seus treinos?

  • Não tenha receio de consultar um médico para saber se esta atividade é adequada para si.

 

Por fim, saiba que o método de treino Lafay é particularmente recomendado para os adolescentes porque permite trabalhar a força, resistência, potência, assim como a agilidade graças a treinos progressivos para conservar a motivação. Os exercícios que propõe não são perigosos nem traumatizantes porque são executados com o peso do próprio corpo.

 

Os benefícios da musculação

Contrariamente às ideias feitas, a prática de musculação na adolescência não tem só efeitos negativos para o corpo. Exercida de forma razoável, permite o crescimento da massa óssea e ajuda o corpo a definir-se e não a formar o corpo. Aqui está toda a nuance de uma boa prática.

 

Por outro lado, a musculação é um desporto facilmente associável com outra disciplina desportiva. Por exemplo, em complemento a um desporto de combate, pode ser uma boa forma de desenvolver as suas qualidades de velocidade e força.

 

Psicologicamente, a musculação permite aumentar a autoestima, a confiança em si e a perseverança. Tem um forte poder estimulante, em particular, nos adolescentes.

 

 

 

Em suma, começar a praticar musculação na adolescência, não impede o crescimento, se for feito com prudência. Os efeitos desta atividade no corpo variam em função das pessoas mas, dado o facto que a obesidade atinja cada vez mais jovens, a musculação pode revelar-se eficaz se for associada a uma atividade de cardio. 

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