O que devemos comer antes de uma sessão de desporto?

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Comer corretamente antes de uma sessão de desporto é essencial. No entanto, deve escolher o que come. No que toca ao pequeno-almoço, devemos escolher alimentos com um reduzido índice glicémico para queimar calorias e, sobretudo, mais gorduras. Ao almoço, recomendamos uma alimentação rica em féculas, moderada em proteínas, para se sentir em forma quando chegar a hora do treino. E, sobretudo, devemos esperar pelo menos 2h ou 3h após o almoço antes de começar qualquer exercício físico !

 

Alimentar-se corretamente, para depois gastar energias

O seu corpo precisa de tónus e, assim, de recursos energéticos para aguentar uma sessão de treino ! Comer corretamente ajuda assim o corpo a fazer mais exercício físico.

 

Ao pequeno-almoço, o que podemos comer?

Um estudo americano demonstrou que o consumo de alimentos com um reduzido índice glicémico antes de praticar desporto permite queimar tantas calorias como com uma refeição com um índice glicémico elevado mas, sobretudo, mais gorduras! Assim, antes de entrar na nossa sala de fitness, devemos substituir as bebidas energéticas, as barras, todo o tipo de pequenos lanches ou pão com manteiga e optar por alimentos de reduzido índice glicémico, como um iogurte + fruta + muesli não açucarado e outros frutos secos ao pequeno-almoço!

 

Ao almoço, que devemos privilegiar?

Recomendamos muitas vezes uma alimentação com muitas féculas, proteínas em quantidades moderadas e uma refeição pouco gorda, a fim de garantir uma forma olímpica. As gorduras más ou ácidos gordos saturados tendem a rigidificar as artérias, as quais no entanto necessitam de uma grande «elasticidade» durante o esforço para levar mais sangue oxigenado aos músculos. Estes corpos gordos que encontramos nos queijos, natas, manteiga ou pizzas promovem o aumento de peso. Devem por isso ser evitados antes de praticar desporto!

 

A banir

Alimentos açucarados

Mesmo que tenha horários apertados e que tenha de correr sempre para conseguir ir às suas aulas de fitness preferidas, devemos dizer «não» aos snacks açucarados antes de uma sessão de desporto, para ganhar energia. Porquê? Porque todos estes alimentos açucarados fazem subir a glicémia para níveis demasiado altos. Resultado: sentirá uma baixa de açúcares (hipoglicémia) durante o exercício.

 

Alimentos demasiado gordos

Antes de um exercício físico, os alimentos gordos estão proibidos! Porquê? Porque o organismo terá dificuldade em digeri-los durante o treino, sobretudo se forem consumidos em grande quantidade.

 

Podemos comer imediatamente antes de fazer exercício?

É melhor dar tempo para o organismo digerir: deste modo, para evitar que a digestão perturbe a sessão de treino, recomendamos que espere pelo menos 2h ou 3h após o almoço até começar qualquer exercício físico. O corpo necessita de assimilar os elementos nutritivos antes de ser colocado à prova.

 

Depois do desporto, o que podemos comer?

Após o treino, é indispensável recuperar. Necessita de recarregar as baterias do organismo! O seu corpo transpirou, perdeu água, minerais e nutrientes. Está apenas à espera de ser plenamente reanimado: está à espera de absorver substâncias nutritivas para alimentar os músculos e recuperar a força de que necessita. Para este efeito, deve privilegiar uma alimentação variada: hidratos de carbono, proteínas e gorduras em quantidade moderada para recuperar toda a energia.

 

 

 

Não se esqueça de se hidratar antes, durante e após o esforço!

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