O SQUAT: PARA QUE SERVE?

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Conhece os benefícios do exercício do squat? Para saber tudo sobre este movimento de reforço muscular de base, leia o que se segue!

 

Procura um exercício eficaz para muscular as coxas e glúteos , principais locais de armazenamento de gorduras? Não procure mais! Aqui está aquilo que o pode ajudar a esculpir a parte inferior do corpo e prevenir a acumulação nesta zona: o squat. Descubra as inúmeras vantagens deste movimento.

 

O squat, o que é isso?

Movimento fundamentalmente útil para todas as disciplinas desportivas, o squat é um exercício de base do reforço muscular. O princípio? De pé, com os pés afastados à largura dos ombros, os pés virados para fora, olhe em frente. Em seguida, deve fletir as pernas empurrando as nádegas para trás e inclinando as costas ligeiramente para a frente (as costas mantêm-se direitas, os ombros ficam baixos, os calcanhares não saem do chão). Neste momento, deverá começar a sentir os músculos das coxas e das nádegas a aquecer. Contraia os abdominais, as nádegas e empurre sobre as pernas para regressar à posição inicial. Dica: o movimento do squat pode realizar-se com calços sob os calcanhares para compensar a falta de flexibilidade dos tornozelos.

 

Quais são os benefícios do squat?

O squat é uma arma poderosa para muscular a parte inferior do corpo! Ele visa principalmente as coxas e as nádegas (quadríceps, adutores, isquiotibiais). Durante as sessões, este reforço dos membros inferiores garante gestos mais eficazes e permite reduzir o risco de lesões articulares. Mas isto não é tudo: ao solicitar os músculos estabilizadores, o movimento permite trabalhar o equilíbrio, mas também a mobilidade. Além disso, por força de se exercitar, passará a ganhar em amplitude de movimento e a descer cada vez mais baixo. O exercício do squat é particularmente interessante para os desportos onde a explosividade é importante (corrida, sprint, ténis...) visto que solicita diretamente os músculos que suportam o nosso peso (membros inferiores) e treinam o deslocamento do nosso corpo.

 

Emagrecer com os squats: info ou intox?

A tendência 30 Days Squat Challenge fez com que se falasse sobre isso e são muitos aqueles que querem saber se é possível emagrecer com o simples exercício do squat. Com o risco de dececioná-lo, a resposta é não! O papel principal do exercício de squat não é fazer perder peso . É usado principalmente para reforçar e reafirmar a parte inferior do corpo. Obviamente, a repetição do movimento do squat promove o gasto de calorias e a tonificação impede o armazenamento de gorduras nas coxas e nádegas. Neste sentido, é possível dizer que o squat permite iniciar um emagrecimento localizado. Mas para perder peso, não há nenhum segredo: nada melhor como o reforço muscular associado com o cardio training para se afinar! Portanto, tem que trabalhar numa atividade do tipo tapete de corrida, bicicleta elíptica ou step.

 

Por um lado, o reforço muscular serve para aumentar o metabolismo basal, o que quer dizer que queimará mais calorias em repouso e em atividade. Por outro lado, o cardio training promove a lipólise, ou seja, a “utilização” da massa gorda como energia. Para o fazer bem, além de uma alimentação saudável e equilibrada opte também por sessões de trabalho de uma hora (3 vezes por semana é o ideal) combinando 50% de reforço muscular e 50% cardio. Para um tónus muscular mais significativo, comece sempre por fazer squats antes de uma sessão de resistência. Isto permite acelerar o gasto de energia e, portanto, queimar as gorduras mais rapidamente.

 

 

 

Compreendeu, o simples exercício do squat não é suficiente para perder peso. Por outro lado, é excelente para reafirmar e muscular a parte inferior do corpo. Se o seu objetivo é refinar as coxas e glúteos, deverá usar o squat como complemento a uma atividade de resistência, o que lhe permitirá eliminar a massa gorda alojada nesta zona alvo.

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