OS 5 TRUQUES, O QUE SE DEVE SABER ANTES DE PRATICAR UM DESPORTO

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Praticar um desporto é também treinar corretamente, de acordo com algumas regras essenciais. A Domyos dá-lhe 5 truques para o ajudar a alcançar os seus objetivos desportivos.

 

Aquecer bem antes do desporto

O aquecimento antes do desporto é indispensável. Permite aquecer os músculos e prepará-los para o esforço. Fazer alguns exercícios de aquecimento antes de todas as sessões é importante: aumenta as suas hipóteses de ser mais eficaz e, sobretudo, evita eventuais lesões.

 

Alongar-se bem depois do desporto

A sua sessão de desporto está a chegar ao fim e na sua cabeça já está a antecipar as dores musculares do dia seguinte? Existe uma solução para prevenir estas dores musculares: fazer alguns exercícios de alongamento logo a seguir a cada desporto. Evita assim o arrefecimento dos músculos e limita o aparecimento de lesões, de entorses, de tendinites…

 

Conhecer os seus limites

Retoma o desporto e está mais que pronto a superar-se? Tenha cuidado, querer fazer demasiado pode levá-lo ao pior! Escute o seu corpo: este é um mote a seguir. Lembre-se disto:

 

  • Não é necessário bater recordes: não retome o desporto a um ritmo intenso
  • Meça a sua frequência de treino e alterne as suas sessões: um dia a cada três pra começar, depois dia sim dia não
  • Não ultrapasse os seus limites, nunca force e não tente ir demasiado depressa
  • Diminua o ritmo e faça uma pausa se sentir qualquer dor

 

Hidratar-se

A água é o nutriente mais importante para o nosso organismo. Aliás, os músculos têm cerca de 80% de água. Uma boa hidratação aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro, fornece os nutrientes necessários para o bom funcionamento dos músculos e encoraja o processo de recuperação. Como o esforço físico irá fazê-lo eliminar muita água, deve hidratar-se corretamente para evitar o aparecimento de lesões, tendinites, cãibras, fadiga, hipertermia, problemas digestivos.

Irá otimizar ainda mais os seus resultados desportivos e aumentar o seu desempenho.

 

Uma boa higiene de vida

Para praticar um desporto em plena forma, lembre-se de adotar um modo de vida saudável! Uma alimentação variada, rica em frutos e legumes contribui para o seu equilíbrio e para uma saúde de ferro. Os açúcares lentos, como o arroz e as massas, irão fornecer a energia necessária antes de ir para a sua sessão de desporto. Adapte a sua alimentação à sua atividade e à sua intensidade.

A qualidade do seu sono é fundamental para praticar um desporto. Ofereça-se tempos de repouso regularmente para recomeçar com o pé direito!

O sono é reparador: bem repousado, será mais eficaz no seu desporto!

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