Os 5 truques: praticar um desporto sem risco para o coração

Muscular o coração é indispensável. É necessário saber treiná-lo para lhe assegurar uma boa saúde. Como? Praticando um desporto regularmente! No entanto, para preservar o seu coração durante um esforço físico, é bom lembrar-se de algumas regras. Descubra os nossos truques para praticar um desporto em total segurança, sem riscos para o coração.

 

Aquecer o corpo

Dedique 10 minutos do seu tempo antes de cada sessão de desporto para o aquecimento. Estes aquecimentos permitem elevar progressivamente o ritmo cardíaco e prepará-lo para o esforço. Insubstituíveis, os exercícios de alongamentos são vivamente aconselhados para preparar o seu corpo e os seus músculos.

 

Avalie a sua frequência cardíaca

Existe uma cálculo muito simples para avaliar o seu ritmo cardíaco. Basta subtrair a sua idade ao número 220 (por exemplo: 220 – 34 anos = 186). Não deve ultrapassar este limite quando praticar um desporto,ou seja, ir acima das 186 pulsações por minuto.

 

Hidratar-se bem

Durante o esforço, pense em hidratar-se sistematicamente. Beba alguns golos aproximadamente a cada 30 minutos. Uma boa hidratação aumento o fluxo sanguíneo no cérebro, fornece os nutrientes necessários para o bom funcionamento dos músculos e encoraja o processo de recuperação.

 

Despenda tempo a recuperar

Após cada sessão de resistência, tenha o reflexo de fazer o seu ritmo cardíaco descer suavemente. Não vale a pena parar bruscamente, diminua progressivamente a cadência para recuperar. Ao regressar a casa, não se atire para o chuveiro! Dê tempo ao seu corpo para baixar a temperatura: espere pelo menos 15 minutos.

 

Adapte-se às condições meteorológicas

Os caprichos da meteorologia estão constantemente a fazê-lo rever o seu programa desportivo! Em função das temperaturas exteriores, adapte a sua atividade física. O corpo e o coração são mais solicitados com tempo frio ou tempo quente, logo é necessário diminuir a sua atividade desportiva nestes dois casos, de forma a gerir o seu coração.

 

A saber

Se sentir qualquer dor torácica ou palpitações antes, durante ou depois do esforço, pare imediatamente toda a atividade física e consulte o seu médico.

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