PODEMOS FAZER DESPORTO À NOITE?

É desaconselhável fazer desporto à noite? Esta é uma pergunta que retorna frequentemente e com motivo já que são muitos os que praticam uma atividade desportiva ao fim do dia. Pausa curta à hora do almoço, ritmo de trabalho desenfreado… quantos não são aqueles que não têm outra escolhas senão fazer desporto à noite? E no entanto, é mau para a saúde?

 

O melhor momento para fazer desporto depende de cada um de nós. Com efeito, todos nós temos ritmos de vida diferentes. Seria por conseguinte ilusório pensar que existe um momento em especial durante o qual o nosso corpo está mais apto para exercer uma atividade física. O que interessa saber é o seguinte: pode-se fazer desporto à noite? A Domyos ajuda-nos a chegar a uma conclusão.

 

Qual é a melhor altura para fazer desporto?

De acordo com as suas motivações, as melhores alturas para praticar uma atividade desportiva diferem um pouco. Antes de mais, é necessário notar que a temperatura do corpo varia de acordo com as horas do dia. Atinge a sua temperatura mais baixa entre uma a três horas antes do despertar de manhã e sua temperatura mais alta no final da tarde, por volta das 17:00. Foi demonstrado que, quanto mais alta for a temperatura do corpo, melhor é o nosso desempenho físico. Desta maneira, pode-se considerar que a altura mais propícia para o treino é o final da tarde.

 

Mais vale tarde… do que nunca

Você indaga-se sobre qual será a melhor hora para fazer desporto? O momento a privilegiar continua a ser de manhã, dado que o organismo está em plena forma e pronto para dar melhor dele mesmo . Contudo, não se trata de afastar a possibilidade de fazer desporto à noite. Ouve-se muitas vezes que isso é mau para o organismo. No entanto, na prática, nada a temer: mais vale tarde do que nunca! Uma atividade física à noite permite descomprimir após um dia pesado. Permite também regular o apetite e estabilizar o peso, considerando que o excesso de peso é um factor de perturbação do sono (distúrbios da respiração, roncar…).

 

Desporto à noite: atenção ao sono

Ouve-se frequentemente que, para favorecer um sono de qualidade, mais vale não fazer desporto no final do dia. Com efeito, depois das 19:00, a temperatura do corpo baixa e a capacidade de atenção diminui. O organismo prepara-se devagar para a hora de deitar. Assim, fazer desporto nessa faixa horária pode perturbar os seus ritmos biológicos. O desporto é um verdadeiro estimulante: a adrenalina e as outras hormonas estimulantes que são segregadas durante o esforço perturbam o sono. Assim, aconselha-se geralmente aguardar pelo menos duas horas entre a sessão de desporto e a hora de deitar.

 

Os bons reflexos

Para não desregular o organismo e preservar a qualidade do seu sono, siga algumas destas dicas:

  • comece a sua sessão o mais cedo possível

  • opte pelas atividades de resistência

  • evite ao máximo as competições

  • hidrate-se regularmente

  • insista nos alongamentos no fim da sessão e cuide do regresso à calma

  • termine o seu treino com alguns minutos de relaxamento

  • tome um banho tépido

 

 

 

Para determinar o momento mais favorável à prática de um desporto, ouvir o seu relógio interno vale mais do que todos os pareceres. Experimente para encontrar o ritmo que se adequa melhor a si. E, sobretudo, pense na sua saúde em primeiro lugar. Lembre-se que aquilo que compensa é a regularidade: 30 minutos de atividade física, qualquer que seja, todos os dias.

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