QUAL O MELHOR MOMENTO DO DIA PARA PRATICAR DESPORTO?

(6)

Não é sempre fácil encontrar O momento certo para praticar desporto. Porém, a maior parte dos praticantes não tem realmente o luxo de escolher o momento, praticam sobretudo em função das suas disponibilidades face às suas disponibilidades de tempo muito ocupado, entre família, trabalho e lazeres. No entanto, nem todos os momentos são propícios à prática de um desporto e é necessário conhecer alguns truques antes de se aplicar…

 

Primeiro é importante saber que o nosso corpo está sujeito a ciclos diários que lhe impomos em função dos nossos modos de vida. A prática de um desporto deve ser adaptada a estes ciclos diários, que é importante respeitar. Devemos regular as nossas atividades desportivas em função destas esquemas, para não perturbar demasiado o organismo e assim maximizar o seu desempenho durante um esforço.

 

Assim, como percebeu, o melhor momento para praticar desporto depende de cada pessoa, pois temos todos ritmos de vida diferentes. Logo é uma ilusão pensar que existe um momento em particular durante o qual o nosso corpo está mais apto para exercer uma atividade física. No entanto, em função dos seus objetivos, há alguns conselhos a seguir para otimizar a sua prática desportiva. Sobre este assunto, as opiniões variam muito, pelo que indicamos aqui as mais correntes.

 

Alguns conselhos a seguir

De acordo com as sua motivações, os melhores momentos para praticar uma atividade desportiva variam um pouco. Antes de mais, é necessário notar que a temperatura do corpo varia de acordo com as horas do dia. A sua temperatura é mais baixa uma a três horas antes de acordar de manhã, e a temperatura mais elevada ocorre no fim da tarde, pelas 17 h. Está provado que quanto mais elevada estiver a temperatura do corpo, melhor é o nosso desempenho físico. Desta forma, pode-se considerar que o momento mais adequado para o treino é o fim da tarde.

 

No entanto, se o seu objetivo for perder peso, é mais aconselhável praticar desporto de manhã, em jejum, após ter consumido pelo menos uma bebida. Irá assim queimar gorduras desde do início do treino. Nestas condições , é melhor não fazer mais de 30 a 45 minutos de esforço.

 

Existem também momentos do dia durante os quais não é aconselhável praticar desporto. Por exemplo, deve evitar exercitar-se se estiver com a barriga vazia há umas horas. Neste caso, pode consumir hidratos de carbono rápidos antes do esforço. Adicionalmente, a atividade física deve ser evitada durante a digestão, porque esta mobiliza muita energia. No entanto, a digestão completa dura uma quinzena de horas, pelo que não deve esperar esse tempo todo, mas sim duas a três horas entre a refeição e o treino.

 

Se tiver dificuldades em dormir, é recomendável que não faça um esforço demasiado intenso depois das 19 h, porque corre o risco de inverter a sua curva de temperatura corporal.

 

Escute o seu corpo

Naturalmente, deve ter estes conselhos em consideração, mas saiba que para determinar o momento mais favorável para a prática de um desporto, ouvir o seu relógio interno é melhor que qualquer opinião. Para saber em que momentos o seu organismo está mais apto a exercer uma atividade física, faça diferentes experiências para encontrar o ritmo mais adequado para si.

 

O essencial é naturalmente praticar desporto regularmente para se sentir bem no seu corpo e na sua cabeça!

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Bicicleta Elíptica 530
a partir de
329,95 €279,00 €*
9 Opiniões
    VOLTAR PARA O TOPO