QUEM QUER TER CELULITE?

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Celulite, pele casca de laranja, excesso de gordura… Há inúmeras mulheres que gostariam que estas palavras deixassem de existir. Entre todos os métodos disponíveis para eliminar os nódulos celulíticos indesejáveis, é necessário encontrar o que seja mais adaptado ao tipo de celulite específico. Descubra as nossas dicas para combater a celulite.

 

Quando a celulite se instala

Um dos maiores desejos das mulheres que querem sentir-se melhor no seu corpo é: eliminar esta maldita celulite que adere à pele. Se eliminá-la não parece ser uma tarefa fácil, é necessário conhecer bem o inimigo e diferenciar devidamente os tipos de celulite existentes, nomeadamente a celulite adiposa (problemas de peso, não realização de atividade física), a celulite infiltrada ou aquosa (má circulação venosa e linfática, alimentação com excesso de sal) e a celulite fibrosa ou incrustada (antiga e estimulada pelos açúcares industriais, o sedentarismo). A vertente hereditária pode explicar o aparecimento da celulite, mas há outras causas. Há outros fatores envolvidos…

 

Os tipos de celulite

Para efetuar as ações corretas e seguir um bom regime anti-celulite, é necessário identificar a natureza da celulite. É com base neste diagnóstico que será possível escolher o método adequado para eliminar os nódulos celulíticos eficazmente.

 

A celulite adiposa

Em que consiste? Pode ser considerada como o inimigo número 1 das mulheres, visto que é a mais comum. Não está associada a problemas circulatórios, mas antes ao aumento de peso, ao excesso de gorduras na alimentação e à não realização de atividade física. De facto, quando se consome mais alimentos ricos em gordura e mais calóricos do que o que se gasta, o volume da hipoderme aumenta, modificando assim o aspeto da pele.

 

Como reconhecê-la? Localiza-se na zona das coxas, das nádegas e da barriga. O seu aspeto é mole, mas não é doloroso.

 

Que plano de ataque? Para perder a celulite adiposa, esqueça o açúcar e as gorduras saturadas.

Melhore simplesmente a sua alimentação diária, privilegiando produtos frescos, fontes de vitaminas e de minerais. Não se esqueça de praticar uma atividade regular, sobretudo de resistência: o cardio-training obrigará o seu corpo a utilizar as reservas e, desta forma, a eliminar as células gordas. Diariamente, ande numa bicicleta estática, marche rapidamente ou corra numa passadeira durante pelo menos 30 minutos. Estes exercícios ajudarão a reduzir a sua massa gorda. Escolha ainda a musculação, que permitirá remodelar a silhueta e estimular os músculos, incluindo aqueles localizados junto à pele (e junto à celulite).

 

A celulite aquosa ou infiltrada

Em que consiste? Esta forma de celulite está frequentemente associada a problemas circulatórios (retorno venoso e linfático), que impedem que a água no seu corpo circule adequadamente e a armazenam em excesso entre as células. A sua formação deve-se a uma elevada retenção de líquidos e da não realização de atividade física.

 

Como reconhecê-la? A celulite aquosa afeta sobretudo as mulheres magras. É facilmente identificável, visto que é frequentemente acompanhada pela sensação de pernas pesadas. A pele casca de laranja é ligeiramente visível, sem ter de tocar. A pele tem uma aparência sobretudo flexível e irregular. Esta celulite localiza-se um pouco por todo o corpo: barriga, ancas, coxas, barriga das pernas, tornozelos e braços. É o tipo de celulite mais fácil e rápido de eliminar.

 

Que plano de ataque? Para livrar-se da celulite aquosa, será necessário adotar uma estratégia localizada para drenar e desobstruir os tecidos. Em termos de desporto, prefira os desportos aquáticos de tipo aquabiking ou ande de bicicleta estática para remover a gordura instalada e reativar a circulação. Em termos de alimentação, prefira frutos e legumes ricos em antioxidantes e citroflavonoides. A toranja, o limão ou a laranja ajudarão a proteger as células das veias e reforçar a impermeabilidade dos vasos capilares. O alho será perfeito para ativar a circulação. Os cremes anti-celulite aquosa também poderão ajudá-la a drenar e ativar a circulação sanguínea e linfática, eliminando os desperdícios, incluindo os lípidos. Para obter bons resultados, massaje sempre de baixo para cima ao longo da perna, dos pés para a cintura.

 

A celulite fibrosa

Em que consiste? É a forma de celulite mais persistente, visto que é a mais antiga. Resulta frequentemente de açúcares industriais consumidos em excesso: bolos, refrigerantes, produtos pré-cozinhados, etc.

 

Como reconhecê-la? Mais compacta e profunda, a celulite fibrosa é dura ao toque. Bastante dolorosa, sente-se intensamente quando se pressiona a mão sobre a celulite. Isto deve-se à perda de flexibilidade das fibras de colagénio que envolvem os adipócitos. O aspeto casca de laranja é muito visível. O tecido cutâneo está sobretudo relaxado.

 

Que plano de ataque? Para removê-la, deverá mexer-se ao máximo. Para isso, não há nada melhor do que as atividades de fitness: a associação de exercícios cardiovasculares, movimentos de desenvolvimento muscular e alongamentos localizados (coxas, abdominais, nádegas) será eficaz para desobstruir os tecidos. Experimente aulas de circuit training, step, aerodance, cycling (biking) ou mesmo Zumba. Lembre-se que a dança clássica também é muito eficaz para combater este tipo de celulite. Será necessário pensar em eliminar todos os açúcares industriais e açúcares lentos e rápidos à noite. Tenha atenção aos produtos "light", que, mesmo que tenham menos açúcares, podem por vezes incluir muitos açúcares refinados. Aposte sobretudo nos alimentos ricos em antioxidantes como as vitaminas C e E, o selénio, o betacaroteno e o zinco. Os frutos (ex.: laranja, maçã, frutos vermelhos...), os legumes frescos (ex.: aipos, curgetes, cenouras, brócolos…) e os legumes secos e as leguminosas (ex.: grãos, lentilhas, ervilhas quebradas…) deverão ser privilegiados na sua nova alimentação. Privilegie também proteínas completas, coma carne (peru, frango), peixe, marisco ou ovos.

 

 

Os acessórios de fitness anti-celulite

Além de uma atividade física regular ao ar livre ou no ginásio, continue a mexer-se em casa com os acessórios de fitness eficazes para combater a celulite: o mini-stepper, a corda de saltar. Descubra os seus benefícios.

 

O stepper

Trata-se de um equipamento de fitness eficaz contra a celulite, que permite praticar desporto de forma divertida enquanto se perde peso. O princípio? Em pé em degraus pequenos, simula a subida de escadas. Resultado: a sua silhueta fica mais elegante e a sua respiração melhora. Dedicando-se a um treino quotidiano de 30 minutos, o stepper age eficazmente sobre as gorduras. A sua ação centra-se particularmente nas pernas e nas nádegas, onde pode diminuir a pele casca de laranja durante as sessões. Associe a isto uma alimentação equilibrada, evitando ao máximo os alimentos ricos em açúcar ou gordura, e já está!

 

A corda de saltar

E se experimentar a corda de saltar para combater a celulite? Este pequeno acessório de fitness é muito útil: ideal para emagrecer, tonificar o corpo, aumentar a resistência e eliminar as gorduras indesejadas, irá agradar-lhe de certeza. Saltando à corda, efetua uma massagem das veias profundas e do sistema linfático graças aos músculos em atividade. Resultado: a circulação melhora, os problemas venosos e de retenção de líquidos desaparecem. Ao queimar calorias durante o exercício, diminui a sua massa gorda. Desta forma, sem desaparecer de forma milagrosa, a celulite diminui e torna-se menos visível.

Para iniciar-se a saltar à corda, treine 3 vezes por semana, cerca de 3 sessões de dois minutos cada. Recupere durante 10 ou 15 segundos entre cada série de saltos. Ao longo das sessões, maximize os seus resultados juntando pesos nos tornozelos.

 

 

 

Agora já sabe algumas dicas para eliminar eficazmente a celulite. Embora possa ter um caráter hereditário (distúrbios hormonais), lembre-se que a vertente genética constitui apenas uma predisposição para o seu aparecimento. Compreenda que não é a única causa: alimentação demasiado calórica ou não realização de atividade física podem também provocar o seu desenvolvimento. Considere equilibrar a sua alimentação e praticar desporto pelo menos 2 vezes por semana. A sua rotina diária é decisiva para combater a celulite! Caso tenha dúvidas sobre o regime adequado para si ou o desporto que deve escolher, consulte o seu médico.

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