QUESTÃO RESPOSTA: PRATICO DESPORTO MAS ESTOU A ENGORDAR. O QUE DEVO FAZER?

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Quando se associa uma atividade física a um regime, é frequente parar a perda de peso e mesmo engordar. Como explicar isto? O desporto engorda? Será que é necessário deixar de praticar desporto durante um regime?

 

A grande maioria das pessoas vão para o ginásio com o mesmo objetivo: praticar desporto para perder peso ou simplesmente evitar ganhá-lo. No entanto, há inúmeras pessoas que se surpreendem ao aumentar de peso associando desporto ao seu regime. A que se deve este fenómeno? O desporto emagrece ou engorda? Como se pode acelerar a perda de peso? Explicações com Julie, coach desportiva Domyos.

 

Como é que o desporto pode fazer engordar?

Quando volta a realizar uma atividade física, desenvolve os seus músculos e aumenta a massa muscular, o que significa que irá pesar mais. No entanto, isto não impede de forma alguma que a massa gorda diminua: continua a emagrecer enquanto aumenta ligeiramente de peso. O mesmo se aplica às pessoas que praticam uma atividade física intensa: é possível constatar um aumento de peso, uma vez que o desporto aumenta a massa muscular, mais pesada do que a massa gorda. O músculo é um tecido com um peso significativo, daí que se possa aumentar 1, 2 ou mesmo 3 kg na balança.

 

O desporto emagrece?

O que deve reter é que praticar desporto ajuda a reduzir a gordura corporal em complemento de uma alimentação equilibrada. Além disso, o desporto permite estabilizar o peso, o comportamento alimentar, o bem-estar físico e mental. A atividade física aumenta o gasto energético global, o que é indispensável para perder peso ou mantê-lo após um regime. A atividade física estimula a fonte da gordura corporal, que é utilizada como combustível durante o esforço. Também diminui o risco de diabetes, ao reduzir a resistência à insulina, o que diminui a taxa de açúcar no sangue, a glicemia. Por último, o desporto é excelente para a saúde cardiovascular, pois ajuda a diminuir a tensão arterial e aumenta a taxa de colesterol bom.

 

Como certificar-se de que o desporto diminui a gordura corporal?

Para o convencer disso, pode determinar a sua impedância, ou seja, conhecer as quantidades de músculos e de gorduras que compõem o seu peso. Algumas balanças modernas permitem conhecer este valor. Os profissionais de saúde também podem medi-la no âmbito de uma análise de impedância bioelétrica, que utiliza elétrodos colocados em várias zonas do corpo.

 

O que é necessário fazer para perder peso graças ao desporto?

Para perder peso, varie as suas atividades e sobretudo associe um trabalho de desenvolvimento muscular a uma atividade de cardio-training. Por um lado, o desenvolvimento muscular serve para aumentar o metabolismo de base, permitindo-lhe queimar mais calorias em repouso e durante o exercício. Por outro, o cardio-training serve para a lipólise, ou seja, "a utilização" da massa gorda como energia. Realize sequências de trabalho de uma hora com 50% desenvolvimento/50% cardio, 3 vezes por semana (idealmente).

 

Não se esqueça de privilegiar uma alimentação equilibrada (proteínas, legumes, farináceos, por 1/3 de cada), coma frutos para consumir as vitaminas necessárias e não petisque entre refeições. Caso consuma mais calorias do que as que o seu organismo necessita (em média 2000 calorias por dia para uma mulher, 2500 para um homem), terá dificuldade em compensar o seu gasto energético com uma atividade física. Praticar desporto não significa poder comer mais gorduras, sem engordar… A atividade física por si só não justifica a ingestão de açúcares, daí que, se quer emagrecer, seja necessário limitar os excessos.

 

 

 

Como terá compreendido, é possível aumentar de peso praticando desporto. Este fenómeno deve-se ao aumento da massa muscular, ou seja, o desenvolvimento do volume dos seus músculos. Isto não significa que não perca massa gorda, mas que reequilibra o todo. Para emagrecer mais depressa, aposte na dupla de sucesso: reforço + cardio-training. Por último, lembre-se que uma alimentação demasiado calórica ou com demasiadas gorduras pode parar a perda de peso. Por isso, coma com moderação!

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