RELAXAR A PRESSÃO COM A SOFROLOGIA

Precisa de uma pausa de bem-estar? Desfrute de momentos de puro relaxamento experimentando a sofrologia. Não interessa a idade nem a condição física, a sofrologia é para todos!

 

O que é a sofrologia?

A sofrologia é um método que foi concebido, em 1960, por Alfonso Caycedo, médico neuropsiquiatra. Após ter utilizado as terapias convencionais da época, ele centra-se na necessidade de alterar o estado de consciência dos seus pacientes para os curar das suas patologias. Inspirada em diferentes métodos, a sofrologia Caycediana faz a síntese entre técnicas ocidentais (hipnose, fenomenologia) e orientais (ioga, zazen...). Relaxamento do corpo e da mente, baseia-se essencialmente no relaxamento físico, alcançado através de exercícios de relaxamento dinâmico: respiração, visualização de imagens positivas. Atualmente é utilizada como uma técnica terapêutica ou como uma filosofia de vida.

 

Para que serve a sofrologia?

Melhorar a vida quotidiana e reforçar o equilíbrio entre as nossas emoções, os nossos pensamentos e os nossos comportamentos, é este o significado da sofrologia. Por outras palavras, a sofrologia permite que cada um encontre novos recursos em si mesmo e melhore a sua qualidade de vida. Ela tem como objetivo transformar as nossas angústias ou fobias em pensamentos positivos.

 

A prática regular da sofrologia permite trabalhar a concentração e memorização, gerir as emoções e repelir o stress, o medo ou ainda lutar contra as condutas de insucesso. Ela também serve para se livrar dos problemas de sono e desenvolver a sua autoconfiança. Ela também pode ser útil em casos de dieta, cessação tabágica ou de qualquer outro vício. Cada sessão representa uma excelente forma de encontrar um momento de calma e tranquilidade.

 

Para quem?

Todos podem recorrer à sofrologia! Em todas as idades, esta medicina suave ajuda a encontrar o apaziguamento.

 

  • As crianças e adolescentes para aprenderem a controlar as suas emoções, a lidar com as ansiedades, a gerir os conflitos na sala de aula ou em casa. E, mais tarde, para se prepararem para os exames e entrevistas.

 

  • Os adultos e idosos para aprendem a gerir o stress, a reduzir os problemas do sono, a melhorar a concentração e a memória.

 

  • Os desportistas para se prepararem mentalmente para os seus objetivos e melhorarem os seus desempenhos

 

  • As pessoas com deficiência podem acompanhar sessões de sofrologia, visto que todos os exercícios são adaptáveis

 

  • As mulheres grávidas para se prepararem para a maternidade

 

Como se desenrola uma sessão de sofrologia?

Uma sessão de sofrologia desenrola-se em cinco fases.

 

  • O diálogo pré-sofrónico ou diálogo de pré-relaxamento. A reunião começa com uma troca. Começa por relembrar aquilo que o preocupa, aquilo que está a viver ou a sentir. O médico está a ouvi-lo, faz-lhe perguntas para o conhecer melhor. Em seguida, ele propõe uma sessão adaptada às suas necessidades, dando-lhe antecipadamente todas as explicações necessárias.

 

  • O relaxamento dinâmico ou sofronização: através de exercícios de respiração baseados sobre movimentos de contração e de relaxamento do corpo, o sofrólogo transporta-o para um profundo relaxamento corporal ou estado referido como «sofrónico». A sofronização consiste em relaxar alternadamente cinco sistemas do corpo (rosto, ombros, etc.). De modo geral, ela realiza-se de cima para baixo (da cabeça para os pés) e na posição sentada para manter uma certa vigilância. Quando está “relaxado” ou “sofronizado”, diz-se que se encontra num nível “sofro-liminar” (associado ao estado “Alfa” em relaxamento).

 

  • A ativação intra-sofrónica ou relaxamento estático: instala-se numa posição confortável e, depois, com os olhos fechados, deixa-se levar pela voz do sofrólogo, que o conduz para um relaxamento global (está no ponto de adormecer). Quando chega a esse estado de relaxamento profundo, é convidado a visualizar uma imagem positiva e agradável para incentivar os benefícios do relaxamento. Este estado promove o trabalho sobre as palavras e imagens que surgem.

 

  • A desofronização. É uma saída do estado de relaxamento através de uma recuperação gradual do tónus muscular associada ao retorno do estado de vigília atenta. De modo geral, a desofronização realiza-se de baixo para cima (dos pés para a cabeça).

 

  • O diálogo pós-sofrónico e a fenodescrição. A sessão termina com uma troca sobre a sua vivência. Entrega a sua experiência e todas as sensações que encontrou. É também o momento de definir com o sofrólogo um programa de exercícios a realizar sozinho diariamente, para obter resultados mais rapidamente.

 

A saber

Lembre-se que, uma sessão de sofrologia dura, em média, uma hora. Para problemas de ansiedade, stress ou insónias, deve contar com cerca de 5 a 20 sessões para superar o problema. Se o seu caso requer um trabalho de fundo em sofro-análise, serão recomendados vários anos (2 ou 3) de prática. Também existem aulas de grupo, estas estão mais focadas sobre o relaxamento e o bem-estar. O preço de uma sessão individual varia entre 50 e 70€.

 

Se o stress o corrói e se deseja encontrar tranquilidade sem recorrer a medicamentos, este tratamento suave é perfeito para si! Quando a cabeça já não responde e o corpo não exprime nada, confie na sofrologia para reequilibrar tudo!

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
VOLTAR PARA O TOPO