SABER TUDO SOBRE AS CALORIAS

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O que deve saber sobre as calorias, as que andamos sempre a tentar eliminar a todo o custo? Para encontrar respostas a todas as dúvidas, siga o nosso guia Domyos.

 

O que é uma caloria?

Uma quilocaloria é uma unidade de medida que se absorve ou elimina e que permite determinar o valor energético dos alimentos. Serve para quantificar a energia transferida pelo consumo de um alimento mas também os gastos energéticos do seu corpo.

 

Que quantidade de calorias devemos ingerir por dia?

Para saber o que o seu corpo consome diariamente e assim poder determinar as suas necessidades calóricas, deve ter como referência o seu metabolismo de base. Este corresponde ao rácio gasto/calorias quando está em repouso. Esta relação varia em função da idade, do peso e da atividade física. Servirá de referência para saber o que precisa o seu organismo para manter as funções vitais.

 

Como calcular as necessidades diárias em calorias?

Para calcular o seu metabolismo de base ( em Kcal) com precisão, utilize estas fórmulas. O número que irá obter corresponde ao que o seu organismo gasta em repouso, num período de 24 horas.

  • Até aos 18 anos

17,3 x peso do corpo em kg + 651

  • Dos 19 aos 30 anos

15,3 x peso do corpo em kg + 879

  • Dos 31 aos 60 anos

11,6 x peso do corpo em kg + 487

  • Depois dos 60 anos

13,5 x peso do corpo em kg + 487

 

Como suprir as suas necessidades em energia?

Para fornecer o combustível necessário ao funcionamento do seu corpo, deve fornecer-lhe macronutrientes pela via da alimentação (glúcidos, lípidos, proteínas). Se o seu peso se estabilizar com o tempo, isso significa que os seus aportes energéticos são equivalentes aos que gasta. Pelo contrário, se aumentar de peso, é que o seu organismo não precisa de toda a energia que lhe faz ingerir, seja pelo facto do seu gasto energético ser fraco, seja pelo facto dos seus aportes alimentares serem excessivos. Em todo o caso, o seu corpo armazena energia a mais, essencialmente sob a forma de gorduras (os triglicéridos).

 

Como aumentar o metabolismo de base e o desgaste calórico?

Aumenta o seu metabolismo é o mesmo que aumentar os seus gastos energéticos, por outras palavras a queimar mais calorias. Como chegar lá? Graças a uma alimentação cuidada, sã e equilibrada e a uma atividade física regular e moderada.

 

  • A alimentação

Comer não aumenta apenas as calorias: de facto, a digestão tem um custo energético mais ou menos grande em função dos alimentos ingeridos. Alguns são mais difíceis do que outros a dissolver, o organismo gasta mais energia a digeri-los. É o caso dos glúcidos complexos (não refinados: a massa integral, arroz integral...) e as proteínas. Pelo contrário, os lípidos são de estrutura simples e por isso são armazenados quase tal e qual chegam. Exemplo: um bife de 100 kcal engordará menos do que uma porção de manteiga de 100 kcal porque o corpo gastará mais energia a assimilar a carne do que a armazenar os lípidos transportados pela manteiga. Então, o valor energético dos alimentos deve ser tomado com precaução: de facto, as calorias armazenadas dependem também do tipo de alimento selecionado!

 

  • A atividade física

O desporto aumenta naturalmente o metabolismo : para suprir às necessidades relacionadas com o esforço físico, o organismo vai buscar às reservas para alimentar as células musculares. É o que se designa de processo de catabolismo. A longo prazo, é assim que a atividade física permite ao corpo gastar mais energia em repouso.

 

Que atividade desportiva escolher para queimar calorias?

Se quiser perder peso, deve reduzir o aporte calórico, isto é, comer menos, e gastar mais calorias, ou seja mexer-se mais. Para isso, as atividades de resistência ditas aeróbias (como a passadeira, o biking, a bicicleta estática e a bicicleta elíptica) são particularmente eficazes. De facto, para realizar este tipo de atividades, o corpo vai buscar às reservas de gorduras (os hidratos de carbono fornecem energia de forma limitada). Desta forma, quando o organismo compreende que vai ter de fornecer um esforço durante um certo tempo, começa a suprir as suas necessidades de forma diferente. Vai então atacar os lípidos, começando por transformá-los. Para eliminar as gorduras, pode também apostar nas atividades de fortalecimento muscular privilegiando os principais consumidores de calorias: os músculos maiores isto é as pernas, os glúteos, as costas (os músculos são grandes consumidores de energia, quanto mais tiver mais calorias gastará).

 

Os melhores acessórios de fitness para queimar calorias

Certos acessórios de fitness são poderosos para queimar as calorias, eliminar as gorduras e evitar os problemas de celulite. É o caso da corda de saltar, do stepper ou ainda do mini trampolim que permitem trabalhar a parte inferior do corpo, em particular. Experimente e julgue por si próprio!

 

Como já entendeu, para queimar mais calorias precisa, antes de mais, de seguir um regime alimentar adaptado mas também e sobretudo de praticar desporto (cerca de 30 minutos a 1h 30, 2 a 3 vezes por semana, no mínimo). Aposte nas atividades de resistência e experimente a musculação, é a chave para emagrecer!

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A corda de saltar é um acessório de fitness perfeito para queimar calorias, emagrecer, ter uma barriga plana, evitar os problemas de celulite e melhorar a sua resistência.

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