TRABALHE O SEU EQUILÍBRIO

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Está constantemente a torcer os pés? É incapaz de se manter de pé numa só perna sem cair? Uma única solução: trabalhe o seu equilíbrio!

 

Trabalhar o equilíbrio para melhorar o tónus

Está constantemente a torcer os pés? Está sujeito a várias quedas de todos os tipos? É incapaz de se manter de pé numa só perna sem cair? Uma única solução: trabalhe o seu equilíbrio!

 

Ter um bom equilíbrio é mesmo indispensável para a prática de alguns desportos como o ténis, o ski, a dança ou a ginástica. Isto permite nomeadamente otimizar o seu desempenho.

 

Porquê trabalhar o equilíbrio?

Não nos apercebemos disso, mas ser capaz de controlar o equilíbrio e a agilidade é tão importante como ter um corpo bem musculado. Isto pode ser essencial na prática de uma atividade física intensa como o ski. De uma forma geral, para um desportista, ter um bom equilíbrio permite trabalhar mais eficazmente, diminuindo os riscos de lesões e otimizando os exercícios realizados.

 

Na vida diária, controlar a agilidade pode evitar as quedas e os entorses e ajudar a ficar mais estável. Realizar exercícios que trabalham o equilíbrio permite, adicionalmente, reforçar os músculos, tonificá-los e melhorar a sua reatividade. Isto fornece também um certo bem-estar associado ao sentimento de controlo.

 

Alguns exercícios para controlar o equilíbrio

Se desejar melhorar a sua estabilidade, a sua flexibilidade e o seu equilíbrio, nada como uma atividade física regular. Para isto, a corrida é um excelente desporto, mas tenha o cuidado de não estar a olhar para os pés, mas sim para a frente.

 

Se a corrida não é uma preferência sua, pode sempre investir num aparelho especializado que o irá auxiliar a encontrar o equilíbrio. Assim, várias lojas de desporto vendem plataformas instáveis em forma de meia-bola, mais tipicamente denominadas plataformas de equilíbrio. A parte arredondada deve ser colocada no chão e deve subir para a plataforma, para trabalhar o seu equilíbrio. Também há aparelhos deste tipo em alguns ginásios desportivos.

 

Além disso, para melhorar o seu equilíbrio de forma simples e eficaz, propomos-lhe alguns exercícios rápidos e fáceis de realizar:

 

  • O flamingo rosa: de pé, bem direito, fixe o horizonte. Levante um dos seus joelhos à sua frente, na horizontal se conseguir. Mantenha a posição durante pelo menos 10 segundos, depois feche os olhos tentando aguentar pelo menos 5 segundos. Faça a mesma coisa com a outra perna.

 

  • O pontapé no ar: bem estável na sua perna esquerda, de um pontapé em frente com a outra perna, no ar, depois atrás sem pousar a perna entre os dois golpes. Efetue 4 a 5 encadeamentos à frente e atrás e troque de perna.

 

 

  • O obstáculo: coloque uma pequena almofada ou travesseiro no chão para criar uma espécie de obstáculo. Saltite num pé, depois de um impulso para passar por cima deste obstáculo improvisado. Saltite de novo e volte a passar por cima dele. Troque a seguir de perna.

 

  • O sentido inverso: de pé, bem direito, levante simultaneamente o braço esquerdo e a perna direita bem esticados. Aguente durante 5 segundos e inverta.

 

O equilíbrio no dia a dia

Pode realizar gestos simples diariamente para melhorar o seu equilíbrio:

  • calce as meias em pé, equilibrado num pé
  • suba as escadas dois degraus de cada vez, sem se segurar no corrimão
  • escove os dentes equilibrado numa perna
  • ande com um copo de água cheio até cima sem o entornar
  • mantenha-se de pé no metropolitano, sem se segurar
  • jogue à macaca com os seus filhos!
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