UM CORPO NO TOPO COM A BARRA NO CHÃO

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É uma moda que conquista cada vez mais estrelas e da qual só se gabam os benefícios: é a barra de chão! É excelente como complemento de uma outra disciplina de dança e permite ter consciência do seu corpo, oferecendo-lhe um trabalho completo que respeita as articulações: reforço muscular em profundidade, melhor postura, flexibilidade. Aviso a todas as bailarinas que querem superar-se para progredir melhor!

 

Desejam todas ter uma linha esbelta e afinada , um porte de cabeça real e uma postura sem defeitos, dignas das maiores bailarinas de ópera? Aviso a todas as bailarinas, principiantes ou apaixonadas desde há muito: a barra no chão está a chegar! Para se sentir bem no seu corpo e praticar a dança no topo da sua forma, acompanhe esta grande moda atual que seduz cada vez mais estrelas. Muscule-senuma aula de stretching super na moda!

 

Pratique como as bailarinas

Foi com base nos movimentos de aquecimento das bailarinas clássicas que vários profissionais se inspiraram para criar este método. As bailarina usam-no no dia a dia para preparar os seus músculos e articulações antes de começarem a parte coreográfica. É uma fase de aquecimento indispensável. A barra no chão é excelente como complemento de uma outra disciplina de dança, permite ter consciência do seu corpo oferecendo-lhe um trabalho completo que respeita as articulações. É uma disciplina que permite um trabalho de reforço muscular em profundidade. Na barra de chão, trabalham-se todas as partes do corpo: costas, abdominais,pernas.

 

Colocar a barra ainda mais alta

Na prática, retoma os aquecimentos efetuados na barra em pé e em apoio, para os transportar ao chão. Em contacto direto com o chão, as bailarinas exercitam-se com alongamentos e trabalham a sua flexibilidade, face a um grande espelho, contando apenas com o seu equilíbrio.

 

Simultaneamente suaves e dinâmicos, os exercícios de barra no chão têm múltiplos benefícios. Como bailarina, tem tudo a ganhar: aprende a corrigir alguns erros de colocação, a flexibilizar-se em segurança, melhorar a sua postura, reencontrar uma bonita linha , adquirir graça e delicadeza. Ao fazer regularmente aulas de barra no chão, os resultados vêm rapidamente: os seus músculos alongam-se e afinam-se, encorajados pela alternância de pontas e pés flex, as nádegas e ancas diminuem, a cintura afina-se e o ventre aplana. A parte superior do corpo eleva-se, os braços tornam-se mais firmes e o pescoço alonga-se.

 

Outro elemento a não negligenciar: uma hora de barra no chão é o suficiente para queimar 300 calorias, o suficiente para ter prazer e dizer adeus a alguns pneus. Não há perda de peso, são os centímetros que voam! Porque aqui, musculamo-nos como as bailarinas clássicas, alongando as pontas dos pés, as mãos, a cabeça: todos os exercícios são efetuados nos eixos naturais do corpo, nada é feito em força. Os músculos desenvolvem-se em comprimento e não em espessura: a sua silhueta alonga-se!

 

O que pode haver de mais motivante para progredir na dançae obter o perfil de um pequeno rato de ópera? Excelente para as costas porque flexibiliza a coluna lombar, a barra de chão permite-lhe ganhar flexibilidade, tonificar o seu corpo, afinar-se graças aos alongamentos milagrosos. Ofereça-se uma postura graciosa, que se adquire normalmente com a dança clássica. Solte o seu corpo e entre na dança com uma atitude orgulhosa, armada da cabeça aos pés para exprimir o movimentona perfeição. Eis que está divinamente colocada para o sucesso na sua disciplina.

 

Para quem?

Essencial para as bailarinas de todos os estilos, flexíveis ou rígidas, quer tenham 20 ou 50 anos: cada uma irá encontrar o que precisa sem ter feito dança clássica no passado e irá progredir ao seu ritmo. As aulas destinam-se a todas, bailarinas amadoras ou profissionais, e estão acessíveis ao maior número de pessoas. Distribuem-se por níveis. Praticando regularmente com uma frequência de duas vezes por semana, os resultados devem observar-se rapidamente, após dois meses de trabalho.

 

Na prática

A aula aborda progressivamente os diferentes grupos musculares, dos pés à cabeça: tensões, contrações, extensões, rotações. Começa-se com uma série de pequenos exercícios para aquecer: círculos com a cabeça, portes de braços, enrolamentos, costas direitas, costas encurvadas, alonga-se a parte superior do corpo em profundidade. Sentadas no chão, com as costas bem direitas, a barriga encolhida, as ancas inclinadas para a frente para não se encurvar, os ombros relaxados, exercitam-se as "contrações" com música, trabalha-se o fundo das pernas.

 

Deitadas nas costas, depois de lado e finalmente de barriga, sempre com a faixa abdominal contraída, encadeiam-se séries de pequenos batimentos, grandes batimentos, bicicleta, apertos, desenvolvimentos para ganhar flexibilidade e rapidez de execução. A aula continua com exercícios de alongamentos de todos os géneros, em que se trabalha os afastamentos… sem esquecer de respirar profundamente!

 

O rosto concentrado e tenso pelo esforço que os diferentes exercícios requerem, cada uma aprende a tomar consciência do seu corpo, a corrigir a sua postura e a trabalhar para ganhar flexibilidade. As bailarinas saem por vezes desconcentradas, mas tão descontraídas depois! Esta suave sensação de alongar o corpo em profundidade e de se superar para melhor progredir irá rapidamente convencê-la! Numa palavra, não irá conseguir viver sem ela!

 

Onde praticar?

A maioria das escolas de dança propõem aulas de barra no chão.

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