VÍDEO EXERCÍCIO: BRIQUE YOGA

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O Brique Yoga é um acessório para ajudar na prática do Ioga.  Para uma correta utilização do Brique Yoga, nós propomos-lhe vídeos de exercícios realizados em parceria com os treinadores desportivos do Domyos Club, os quais lhe permitirão ganhar flexibilidade através de uma prática progressiva do ioga. Descubra os nossos exercícios em vídeo para praticar corretamente com o seu Brique Yoga e melhorar a sua flexibilidade.

 

Para uma boa eficácia, a sua sessão global deve durar entre 45 a 60 minutos, dependendo do seu nível. Estes exercícios têm como principal objetivo esticar todos os seus músculos e aumentar a sua flexibilidade. Para a realização dos exercícios, os tempos de prática são medidos pelo número de respirações.

 

Instruções de segurança: durante a realização do conjunto de exercícios, certifique-se que não há nada sobre o seu tapete (nem toalha nem garrafa de água) e execute os exercícios com os pés descalços para não escorregar durante a prática.

 

Exercício vídeo nº1: Afastamento facial

 

  • Dificuldade: Nível 1

 

  • Execução do exercício: posicione o tijolo sobre o seu tapete de ioga e sente-se por cima dele, afaste as pernas e estique-as. O afastamento entre as suas pernas será maior ou menor, dependendo da sua flexibilidade.

 

  • Respiração: a respiração nos exercícios de ioga é feita apenas através do nariz, não se esqueça de fazer uma respiração regular e fluida durante todo o exercício.

 

  • Repetições: 2 a 3 séries de 3 a 5 respirações, conforme o seu nível.

 

Exercício vídeo nº2: Flexão à frente

 

  • Dificuldade: Nível 2

 

  • Execução do exercício: posição de partida, de pé sobre o tapete, coloque o tijolo de ioga à sua frente e abra, amplamente, as suas pernas. Desça suavemente para levar a sua cabeça contra o tijolo e segure os seus tornozelos com as mãos. Em seguida, volte a subir suavemente para regressar à posição inicial. Se sentir que consegue ir mais longe, pode repetir o exercício, reduzindo a altura do tijolo.

 

  • Respiração: a respiração nos exercícios de ioga é feita apenas através do nariz, não se esqueça de fazer uma respiração regular e fluida durante todo o exercício.

 

  • Repetições: 2 a 3 séries de 3 a 5 respirações, conforme o seu nível.

 

Exercício vídeo nº3: Posição sentada

 

  • Dificuldade: Nível 2

 

  • Execução do exercício: posição de partida, posicione dois tijolos um sobre o outro e os joelhos no chão. Coloque as suas nádegas sobre os tijolos e junte as mãos. Mantenha a posição durante 3 a 5 respirações e, em seguida, remova um dos tijolos. Mantenha a posição durante 3 a 5 respirações e, em seguida, remova o segundo tijolo.

 

  • Respiração: a respiração nos exercícios de ioga é feita apenas através do nariz, não se esqueça de fazer uma respiração regular e fluida durante todo o exercício.

 

  • Repetições: 2 a 3 séries de 3 a 5 respirações, conforme o seu nível.

 

Exercício vídeo nº4: O peixe

 

  • Dificuldade: Nível 3

 

  • Execução do exercício: posição de partida, sentado sobre o tapete, as pernas dobradas, coloque um tijolo sobre a tranche, ao nível do cimo das suas costas. Desça suavemente as costas na direção do tijolo, até que este se apoie em cima. Deixe a cabeça cair suavemente para trás e mantenha a posição durante 3 a 5 respirações. Em seguida, regresse à posição inicial desenrolando suavemente as costas. 

 

  • Respiração: a respiração nos exercícios de ioga é feita apenas através do nariz, não se esqueça de fazer uma respiração regular e fluida durante todo o exercício.

 

  • Repetições: 2 a 3 séries de 3 a 5 respirações, conforme o seu nível.

 

Exercício vídeo nº5: Triângulo invertido

 

  • Dificuldade: Nível 3

 

  • Execução do exercício: posição de partida, de pé sobre o tapete coloque a sua perna esquerda à frente e estique-a e coloque o tijolo ao lado do seu pé esquerdo na vertical. Coloque a sua perna direita afastando-a para trás para obter um bom afastamento entre as suas pernas. Estique o braço sobre o lado e leve-o a tocar no tijolo com a mão direita, rodando o seu peito. Mantenha a posição durante 3 a 5 respirações e, em seguida, regresse à posição inicial. Após o exercício realizado, execute o mesmo movimento invertendo a posição das suas pernas e do tijolo. 

 

  • Respiração: a respiração nos exercícios de ioga é feita apenas através do nariz, não se esqueça de fazer uma respiração regular e fluida durante todo o exercício.

 

  • Repetições: 2 a 3 séries de 3 a 5 respirações, conforme o seu nível.

 

Exercício vídeo nº6: Equilíbrio lateral

 

  • Dificuldade: Nível 3

 

  • Execução do exercício: posição de partida, de pé no sentido do comprimento do tapete, coloque um tijolo em plano em cada uma das extremidades do tapete. Desça suavemente para o chão, enrolando bem as costas e coloque uma mão em cada um dos tijolos. Em seguida, execute um pequeno salto para posicionar as suas pernas esticadas para trás, sobre a ponta dos pés em posição de reforço muscular. Depois, coloque os seus pés em plano sobre o tapete subindo as nádegas e levando a cabeça na direção das coxas, para obter uma posição de cão em posição de cabeça para baixo. Mantenha a posição durante 3 a 5 respirações e, em seguida, regresse à posição inicial, garantindo que desenrola as suas costas suavemente para terminar pela nuca e a cabeça.

 

  • Respiração: a respiração nos exercícios de ioga é feita apenas através do nariz, não se esqueça de fazer uma respiração regular e fluida durante todo o exercício.

 

  • Repetições: 2 a 3 séries de 3 a 5 respirações, conforme o seu nível.
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