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5 BOAS RAZÕES PARA PRATICAR BICILETA ELÍPTICA

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Aviso a todos aqueles e aquelas que querem manter a sua condição física e recuperar a linha! Talvez conheça a bicicleta elíptica, este equipamento de cardio training tudo-em-um que combina num único movimento a pedalagem de uma bicicleta estática, a subidas dos degraus de um stepper, o deslocamento da frente para trás como um remador e os efeitos de uma corrida a pé. Conhece realmente os seus verdadeiros trunfos? Descubra sem demoras os benefícios da bicicleta elíptica.

 

1: A bicicleta elíptica faz emagrecer

Se tomou a decisão de perder peso, não procure mais, este equipamento é aquilo que precisa: meia hora de exercício por dia na bicicleta elíptica, a trabalhar a 70% da sua frequência cardíaca máxima, irá permitir-lhe queimar eficazmente as gorduras supérfluas. E não só os exercícios parecem mais fáceis porque todos os músculos são solicitados, mas além disso acumula as calorias gastas. Não está direcionado simplesmente para uma parte do corpo, mas reparte a dificuldade. Uma característica simpática para realizar os seus treinos e obter resultados rápidos e motivadores.

 

2: A bicicleta elíptica tonifica 80% dos músculos

Aqui está um aparelho de fitness que faz bem aos músculos! Com a bicicleta elíptica, nenhuma parte do corpo é poupada. Como prova, este belo trabalho de equipa: o impulso dos pedais solicita as coxas, os glúteos, os gémeos; e, ao mesmo tempo, os braços, os ombros e os peitorais trabalham para acionar as pegas. Por fim, outro trunfo: os movimentos do aparelho obrigam a que se mantenha direito (uma boa vantagem para aqueles que sofrem de dores nas costas) e ajudam os nossos abdominais a contraírem-se naturalmente.

 

3: A bicicleta elíptica é boa para o coração

Fortemente recomendada como parte de uma reabilitação física ou motora, o cardio training é benéfico para manter a sua forma e o seu sistema cardiovascular. Os exercícios físicos praticados regularmente têm a vantagem de fortalecer o coração, estimular a circulação sanguínea e reduzir os níveis de colesterol. A bicicleta elíptica fortalece estes benefícios e melhora também os desempenhos respiratórios. A sua utilização é unânime junto dos profissionais de saúde para muscular o coração.

 

4: A bicicleta elíptica respeita as articulações

Nenhum perigo paras as articulações nem risco de se lesionar: esta é uma das grandes vantagens da bicicleta elíptica. O seu movimento de elipse reproduz a corrida natural distribuindo o peso do seu corpo de forma uniforme sobre as duas pernas. Resultado: poupa as suas articulações graças ao menor impacto, trabalha os seus músculos sem embates. Os desportistas utilizam regularmente a bicicleta elíptica para uma preparação física ou para recuperarem a forma após uma lesão.

 

5: A bicicleta elíptica relaxa!

O que é melhor para esvaziar a cabeça do que oferecer-se com uma sessão de cardio training? Os benefícios da bicicleta elíptica são principalmente físicos, mas também são psicológicos. Praticar exercício é bom para o corpo e para a mente: gasta tudo enquanto liberta o seu stress. Além disso, não é o desporto que o deixa feliz? Sim, durante e após o esforço, o seu cérebro liberta endorfinas, as famosas hormonas da felicidade. Aqui está ainda uma boa razão para se mexer, ao seu ritmo, mantendo-se em casa. Como bónus? É livre de escolher o momento certo para fazer a sua sessão de bicicleta elíptica: de manhã ao despertar, ao meio-dia na pausa para almoço ou à noite para descomprimir.

 

Os conselhos do treinador

Caso não saiba qual o treino a seguir, comece por esta sessão de elíptica de 30 minutos:

  • Aqueça suavemente durante 10 minutos a velocidade baixa (marcha)
  • Acelere progressivamente o ritmo: 15 minutos de trabalho consoante a sua capacidade de resistência (como referência, treina a uma boa velocidade se conseguir manter uma conversa ou recitar um texto em voz alta sem ficar sem ar)
  • Abrande o ritmo para regressar a um estado de calma durante cerca de 5 minutos

 

 

 

Agora já conhece 5 boas razões para fazer bicicleta elíptica. Para obter resultados visíveis, treine pelo menos 2 vezes por semana, durante 45 minutos 45 minutos, espaçando as sessões. E não se esqueça de se hidratar e alongar após o exercício! Em caso de dúvida ou se sofre de problemas cardíacos ou de costas, artrose ou fragilidade do joelho, procure a opinião do seu médico.

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