5 IDEIAS PRECONCEBIDAS SOBRE O FITNESS

Quer sejam preconceitos ou crenças falsas, nós repomos a verdade! Neste artigo explicamos-lhe 5 ideias preconcebidas de que já terá provavelmente ouvido falar sobre fitness.

 

1. A MUSCULAÇÃO: CULTURISMO?

Ao contrário desta imagem de músculos inchados em excesso, há diversos outros motivos para realizar regularmente exercícios de musculação. Os seus músculos devem ser fortes para ajudá-la na realização das atividades diárias, pelo que deve exercitar a sua musculatura de forma regular.

 

Os benefícios da musculação:

  • ter mais força

  • melhorar o desempenho

  • obter um corpo firme e tonificado

  • prevenir os riscos de lesões

 

Os melhores exercícios de musculação para definir a sua silhueta de forma harmoniosa sem o efeito de reforço da massa são os exercícios com peso corporal. Este tipo de exercícios permite-lhe melhorar a força explosiva, ou seja, o aumento da velocidade de contração muscular. Ganha vigor e tonicidade, os seus músculos são definidos sem ficarem massivos e fica com uma silhueta elegante!

Recomendamos-lhe que não se esqueça de trabalhar de forma equilibrada todas as partes do corpo, para não ficar com uma musculatura desequilibrada.

2. DEMASIADO VELHA PARA PRATICAR DESPORTO?

Será que faz sentido a ideia de que a partir de uma determinada idade não é aconselhável praticar desporto? Para manter uma mente sã num corpo são, independentemente da idade que tem, recomenda-se que realize pelo menos 30 minutos de atividade física por dia. No dia a dia, isso permite-lhe conservar o seu capital de forma física e o segredo é encontrar a prática mais adequada para o seu caso.

 

O fitness reúne um conjunto de modalidades diferentes e variadas, pelo que uma delas irá necessariamente ao encontro das suas expetativas, independentemente da sua idade e do seu nível de prática. Tenha em conta que atividade desportiva não significa necessariamente esforço intensivo. Há modalidades que envolvem pouco esforço como ioga, pilates, «stretching», orientadas sobretudo para o aumento da flexibilidade e para os alongamentos.

 

Independentemente do exercício, o mais importante é que sinta satisfação ao exercitar-se. Tenha em conta que praticar uma atividade física regularmente é a melhor garantia de um bom estado de saúde!

 

3. ROTINA DESPORTIVA: HÁBITO BENÉFICO OU PREJUDICIAL?

A rotina desportiva possui certamente um carácter prático a nível de organização, mas pode rapidamente tornar-se num obstáculo ao desenvolvimento do seu desempenho. Caso realize sempre a mesma sequência de exercícios, o seu corpo arrisca-se a habituar-se muito rapidamente e a dominar cada vez mais facilmente o nível de dificuldade. Para quebrar a monotonia e evitar que deixe de evoluir na sua prática, deverá alterar regularmente o método de trabalho e abandonar constantemente a sua zona de conforto. O segredo para um treino eficaz é agitar o seu organismo e procurar a dificuldade. Para progredir, deverá sempre estimular o corpo de modo a deixá-lo tenso para continuar a evoluir.

 

O nosso conselho para um programa completo e eficaz de regresso à boa forma física: modifique o seu programa de treino a cada 6 semanas. Pode simplesmente alterar os exercícios ou aumentar o número de repetições de cada movimento. Não se esqueça de alternar entre treinos de fortalecimento muscular e treinos cardio.

 

4. UM TREINO TODOS OS DIAS PARA OBTER MELHORES RESULTADOS?

Ao contrário do que possa imaginar, não irá evoluir mais depressa se treinar todos os dias! Quando pratica uma atividade física, os seus músculos cansam-se, sofrem micro-lesões e necessitam de um período de descanso significativo para regenerar-se. Daí a importância do tempo de recuperação entre duas sessões. Deve contar no mínimo com 24 horas de descanso entre cada treino, além de realizar alongamentos e hidratar-se devidamente. Caso não respeite este ritmo, irá aumentar o risco de lesões e de exaustão. É fundamental estar atento ao seu corpo, não devendo maltratá-lo.

 

Sabia que... Praticar um desporto de forma intensiva acelera o efeito de envelhecimento do nosso organismo, ao oxidar as células prematuramente?

 

5. ABDOMINAIS PARA TER UM VENTRE LISO?

Os exercícios abdominais como os «crunch», levantamentos de joelhos, «sit up», entre outros, são conhecidos pela sua eficácia na tonificação do ventre. No entanto, este tipo de exercício envolve apenas os músculos superficiais da faixa abdominal. Todos os esforços envolvidos na execução destes abdominais serão pouco visíveis caso não trabalhe também os músculos profundos. Sendo assim, é necessário realizar simultaneamente sessões de core ou sequências de exercícios de pilates. Graças a este exercício físico, irá reduzir lentamente a sua cintura, para obter uma silhueta elegante e tonificada.

 

A forma como respira tem impacto sobre a sua cintura! Temos tendência para respirar de forma invertida, o que resulta em flacidez cutânea e distensão da faixa abdominal, uma situação que aumenta com a idade. Para resolver este problema, dedique algum tempo a respirar profundamente uma vez por dia.

 

Exercício de respiração: Por exemplo, ao acordar de manhã, deitada na cama e com as mãos sobre a barriga. Inspire profundamente, pelo nariz, e dilate o ventre o máximo possível. Em seguida, expire, expelindo o ar pela boca e tentando aproximar o máximo possível o umbigo da coluna vertebral. Faça uma sequência de dez respirações durante alguns minutos.

Quando o exercício é realizado corretamente, deverá sentir uma ligeira tensão ao nível dos músculos profundos, o que prova que está a utilizá-los adequadamente e que o trabalho está a ser eficaz.

Vantagem adicional: o corpo desperta suavemente e começa o dia de forma descontraída e sem se sentir tensa!

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