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QUE ACESSÓRIOS UTILIZAR PARA PRATICAR DESPORTO SUAVEMENTE?

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Sendo tudo menos supérfluos, os acessórios das modalidades ligeiras, como o yoga ou o pilates, são aliados preciosos para os praticantes, independentemente do seu nível. Facilitam a realização dos exercícios, permitem melhorar as posturas ou ainda proporcionar uma dificuldade adicional ao treino, para evoluir.

 

O bloco de yoga

Indispensável na prática do yoga, o bloco é um apoio que ajuda na execução das posturas, na extensão dos membros do corpo. A sua utilização permite executar determinadas posturas sem sentir dor, ou ir mais longe nos alongamentos.

 

É muito útil:

  • Nas posturas realizadas em pé
  • Como apoio sob a cabeça nas posturas de flexão para a frente, realizadas de costas.
  • Nas posições sentadas para manter as costas direitas e não impedir a respiração. O bloco serve ainda de assento ocasional para elevar-se e ganhar em amplitude na abertura do quadril, sem forçar. Nesta posição de yoga, que promove uma melhor oxigenação, refere-se frequentemente a abertura completa dos chakras.

 

A vantagem do bloco é a de que pode ser utilizado, nos três lados, em diferentes alturas, consoante a sua evolução nas posturas. Permite-lhe progredir, ao seu ritmo, e de forma positiva, respeitando o seu corpo.

 

O bloco de yoga adapta-se a todos os praticantes, embora seja particularmente recomendado para:

  • Indivíduos que sofrem de dores nas costas
  • Grávidas
  • Idosos, para facilitar o apoio, e realizarem mais facilmente certos movimentos.

 

É de referir que há blocos de yoga em espuma EVA, ou em cortiça. A espuma EVA é mais flexível e mais confortável, enquanto a cortiça, mais rígida, proporciona mais estabilidade no chão. A escolha depende, assim, das suas necessidades e preferências.

 

A correia de alongamento

Muito utilizada no yoga ou em stretching, a correia é um acessório útil para executar corretamente as posturas, sem se lesionar. Ajuda a manter uma postura durante mais tempo, sem forçar, e a evoluir mais facilmente enquanto mantém um alinhamento correto da coluna vertebral.

 

À semelhança do bloco, a correia de alongamento serve de extensão dos membros do corpo quando carece de flexibilidade ou de prática. Permite, por exemplo, tocar nos pés com as mãos quando isso é impossível de conseguir naturalmente.

 

Por último, a outra vantagem da correia é o facto de proporcionar uma maior sensação de alongamento, para um exercício mais eficaz.

 

O tapete de yoga ou de pilates

O tapete é retangular e possui uma espessura variável, desde 5 mm. O tapete não irá ajudá-lo(a) a melhorar a sua prática, mas é especialmente o símbolo do yogi (praticante de yoga).

 

De um ponto de vista prático, o tapete é sobretudo utilizado por motivos de conforto. De um ponto de vista simbólico, o tapete representa o espaço pessoal de prática do yogi. Símbolo do encontro com o bem-estar pessoal, é de certa maneira o seu companheiro e a testemunha da sua prática.

 

Alguns conselhos para escolher o seu tapete:

  • Certificar-se de que o tapete possui amortecimento e espessura suficientes para proteger as costas e as articulações durante as posturas.
  • Certificar-se de que adere adequadamente ao chão.
  • Certificar-se, se possível, de que foi fabricado num material natural, principalmente se tem tendência a transpirar ou se pratica numa sala aquecida.

 

O tapete de pilates é, de um modo geral, ligeiramente mais espesso do que o tapete de yoga. O tapete de yoga possui, frequentemente, uma linha central que serve de orientação para a realização e o alinhamento das posturas.

 

A bola de ginástica

A bola de ginástica pode ir ao encontro de diferentes objetivos: acentuar o desenvolvimento muscular, ou distender os músculos do corpo, particularmente as costas.

 

Trata-se de um acessório que produz instabilidade durante a realização de exercícios de tonificação, introduzindo uma opção de dificuldade na prática, para evoluir de forma mais eficaz. A sua utilização, devido à sua forma redonda, cria um desequilíbrio do corpo que permite solicitar mais intensamente os músculos profundos (a cintura abdominal principalmente). Utilizar uma bola de ginástica é também permitir-se diversificar os treinos e torná-los mais lúdicos.

 

Por último, praticar com uma bola de ginástica é uma boa forma de distender os músculos, principalmente ao alongar-se sobre a bola, com o ventre em contacto com esta, e os braços a moverem-se na direção do chão.

 

Dica para escolher a bola de ginástica com o tamanho adequado: sente-se em cima da bola, com os pés totalmente no chão, os calcanhares sob a dobra dos joelhos. Caso os seus joelhos formem um ângulo direito e as suas coxas estejam paralelas ao chão, a bola de ginástica possui o tamanho que lhe convém.

Certifique-se de que enche corretamente a bola para garantir uma utilização ótima.

 

O rolo em espuma

O rolo em espuma é uma autêntica mais-valia para as aulas de pilates. À semelhança da bola de ginástica, gera instabilidade para aumentar o nível de dificuldade na realização das posturas e dos movimentos básicos.

Utilizar o rolo significa evoluir e progredir mais rapidamente no trabalho dos músculos profundos da postura: as costas e os abdominais. Permite ainda concentrar-se mais na postura e na sua manutenção, visto que requer mais controlo e consciência do corpo.

 

Vantagem deste acessório de fitness: a possibilidade de utilizá-lo para massajar os músculos! Para tal, basta apoiar-se no rolo em espuma e mover-se por cima para desfazer os nós musculares e distender os músculos.

 

 

 

Como compreendeu, praticar yoga, pilates ou ginástica ligeira com acessórios, permite variar os treinos, torná-los mais lúdicos e, principalmente, mais eficazes. Para aprender a utilizar todos estes acessórios, aceda a Domyos e-Coach para consultar todos os nossos exercícios grátis!

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