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A CORDA DE SALTAR, O QUEIMADOR DE CALORIAS

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Não pensamos nisso com frequência suficiente, mas os pequenos acessórios de fitness podem por vezes dar resultados tão bons como os aparelhos de fitness geralmente caros e volumosos. Veja a corda de saltar: encontra-se facilmente a menos de 10€ e no entanto é formidável... descubra-a!

 

Uma acessório de fitness eficaz

A corda de saltar é um acessório indispensável. É o exercício de fitness perfeito para queimar calorias, emagrecer, ter uma barriga lisa e evitar os problemas de celulite.

  • 15 minutos de corda de saltar equivale a 30 minutos de jogging.
  • Queimam-se 725 calorias por hora de exercício de salto à corda.

 

A corda de saltar é um exercício simples e completo, que melhora também o equilíbrio e contribui para o bom posicionamento do corpo.

Saltar à corda vai solicitar os músculos da parte inferior do corpo, tonificando simultaneamente os braços, os ombros, as costas e os abdominais.

Quando está bem controlada, é também uma ótima forma para aumentar as capacidades de resistência.

 

Que tipo de corda escolher?

Se estiver a iniciar, escolha uma corda em nylon leve, mais barata em menos dolorosa, sobretudo se falharmos o movimento.

Se for mais experiente, prefira uma corda em couro.

Equipe-se com bom calçado de desporto, concebido para amortecer os choques e evite, se possível, treinar em superfícies demasiado duras (alcatrão, empedrado…).

 

A saber: Existem também cordas de saltar lastradas, que permitem um maior trabalho muscular dos braços e dos ombros.

 

Como regular a minha corda?

Para saltar bem, deve regular o comprimento da sua corda.

Para tal, coloque um pé no meio da corda e levante as pegas para o cimo do corpo. Se estive a principiar, os punhos devem ficar logo abaixo dos ombros; para os mais desportivos, ao nível das costelas.

 

Que posição adotar durante o treino?

  • O seu corpo deve estar perfeitamente direito, a cabeça no alinhamento do pescoço e da coluna vertebral
  • Os abdominais devem estar contraídos
  • Os joelhos estão ligeiramente dobrados, os cotovelos dobrados a 45°
  • as palmas das mãos estão viradas para cima

 

Utilize os punhos para fazer a corda girar, não os seus braços.

 

 

 

Este desporto está acessível a todos, mesmo às pessoas com um ligeiro excesso de peso. No entanto, se tiver problemas de costas, de articulações, ou se tiver sido operado às pernas ou a uma hérnia discal, evite este desporto,

De qualquer forma, não hesite em pedir o conselho do seu médico antes de iniciar qualquer prática desportiva.

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