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CRIANÇAS: OS SEUS PRIMEIROS PASSOS DESPORTIVOS

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Pergunta-se qual o desporto certo para o seu filho? Qualquer que seja a sua escolha, cada atividade irá ensinar-lhe a canalizar a sua energia e a desenvolver numerosas capacidades: flexibilidade, equilíbrio, concentração, coordenação. A Domyos ajuda-o a acompanhar o seu filho nos seus primeiros passos desportivos.

 

1 - Damos-lhe vontade

O prazer: é isto que vai levar a que o seu filho continue a fazer a atividade desportiva! Para lhe dar vontade de praticar desporto, peça-lhe a sua opinião, tenha em consideração os seus gostos, as suas expetativas e as escolhas dos seus amigos. Encoraje-o mas não o force, corre o risco de ter de o levar amuado. O desporto não se deve tornar numa obrigação para as crianças. Frequentemente, tão depressa se apaixonam por um desporto como se desinteressam! Fique assim à sua escuta e ajude-as a ter prazer no que fazem.

 

2 - Encontramos o desporto certo para ele

O seu caráter

O seu filho é um pequeno guerreiro, um verdadeiro tagarela ou um grande tímido? Reveja os seus passatempos, os seus jogos, as suas paixões, para ver quais os desportos mais adequados para ele. Se os desportos de combate o fascinam, dê-lhe a experimentar o judo ou outras artes marciais que lhe irão ensinar vários valores, entre os quais o respeito, a amizade, a coragem, a educação ou o auto-controlo. Os mais reservados poderão também aproveitar para vencer a sua timidez e eliminar as suas tensões. Se ele for muito ativo, proponha-lhe desportos individuais ou coletivos como a ginástica, a natação, o ténis, o futebol, o basquetebol… Se o seu lado artístico for dominante, convide-o a descobrir a dança ou as artes circenses. Para a criança hiperativa, experimente o yoga para a acalmar, para lhe ensinar a gerir as emoções e canalizar a sua energia.

 

A sua idade

Oriente-o para desportos adaptados à sua faixa etária.

 

Os muito novos (18 meses - 4 anos)

A partir dos 18 meses, comece com a Ginástica para Bebés, perfeita para o seu despertar psicomotor. No programa: percursos de motricidade, dança, canto... Pais e filhos partilham juntos um momento de descontração, jogos e risos para descobrir os prazeres da ginástica e trabalhar a motricidade, o equilíbrio, a coordenação.

 

Os novos (5 - 8 anos)

Entre 5 e 8 anos, a criança precisa de se mexer e deve ter um verdadeiro prazer quando joga. Os esquema corporal está no sítio, a criança pode doravante escolher o desporto que lhe agrada. Para esta faixa etária, aconselhamos que escolha uma atividade que desenvolva o equilíbrio, a coordenação e a concentração.

 

A ginástica e a dança são disciplinas ideais para aperfeiçoar estas faculdades, tanto mais que contribuem para desenvolver a criatividade e a flexibilidade. Opte pelo judo ou pela aprendizagem de uma verdadeira filosofia de vida, que melhora o auto-controlo e lhe ensina o respeito pelo adversário. A equitação é um valor seguro para os tímidos, que ganham confiança ao aprender a controlar e a cuidar do animal. Para desenvolver a destreza,inicie-o no ténis. Para encorajar o espírito de equipa, o respeito pelo outro e pelas regras de vivência sociais, faça-o praticar um desporto coletivo. Os mais desenrascados, que já têm o gosto pelo risco, irão ter prazer a trepar praticando a escalada. Finalmente, desde a mais tenra idade, pode levá-lo a ter aulas de piscina, uma atividade lúdica e completa, pois faz trabalhar todos os músculos do corpo.

 

Os médios (8 - 10 anos)

A partir dos 8 anos, passa-se da iniciação desportiva ao aperfeiçoamento e à competição. Foque-se nos desportos de coordenação e de oposição, individuais ou coletivos: futebol, basquetebol, rugby ou andebol, artes marciais, ténis.

 

Os pré-adolescentes (10 anos e mais)

É o período em que os mais velhos podem iniciar um desporto de resistência (ciclismo, corrida). Os mais competitivos podem experimentar o atletismo ou o ténis, para desenvolver a sua concentração e a sua vontade.

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