conseils-multisports-tendance-sport-connecte

DESPORTO CONECTADO: A REVOLUÇÃO ESTÁ EM CURSO!

É impossível ignorar: os objetos conectados estão em todo o lado. Atualmente, o desporto é praticado também de forma conectada com recurso a todos os tipos de objetos, que simplificam a nossa vida e animam frequentemente a prática de exercício.

Em que consiste o desporto conectado?

Trata-se simplesmente de praticar a sua atividade desportiva, seja qual for a atividade, com um objeto ligado frequentemente a uma aplicação móvel. Este tipo de objetos foi introduzido em todos os equipamentos de desporto: os relógios ou braceletes, que podem ser colocados em diferentes zonas do corpo (pulso, tornozelo, braço, coxa, etc.), o vestuário ou ainda os aparelhos de fitness, como as passadeiras de corrida.

 

Os objetos conectados acompanham os desportistas diariamente durante a prática de desporto. Permitem, principalmente, medir todos os tipos de parâmetros:

  • Dados associados à saúde: o número de calorias gastas, a frequência cardíaca, o nível de hidratação, o nível de cansaço dos músculos, a atividade elétrica que geram durante um movimento, etc.

  • Dados associados à prática: os músculos envolvidos, a duração do exercício, a distância percorrida, o número de séries realizadas para cada exercício, o número de passos ou pernadas, os ciclos de pedalagem em bicicleta, a velocidade e a aceleração dos movimentos, etc.

Estas são algumas informações úteis que ajudam os desportistas a avaliar o seu desempenho.

5 bons motivos para tornar-se um praticante de desporto conectado

Monitorização dos seus treinos

Graças aos objetos conectados, o seu desempenho é registado diariamente. Desta forma, pode verificar a sua evolução ao longo do período de exercício, e comparar as suas sessões de treino através de todos os dados recolhidos ou, então, partilhá-los com outros praticantes de desporto.


 

Treinos personalizados

Tornar-se um praticante de desporto conectado significa ainda ter vários programas de treino completos ao seu dispor, adaptados aos seus objetivos (perda de peso, tonificação, resistência, etc.) e à sua condição física. Com determinadas aplicações pode até criar os seus próprios programas de treino!


 

Um coaching personalizado

Embora alguns dispositivos conectados possam servir apenas como sensores que registam e fornecem dados sobre os exercícios realizados, outros apresentam-se como autênticos “coachs” com instruções verbais, palavras de incentivo, repetição de instruções para acompanhar o seu treino, etc. Trata-se de um coaching que torna o exercício físico lúdico e variado e, por conseguinte, uma forma excelente de motivá-lo e de ser rigoroso durante a prática para alcançar os seus objetivos!


 

Um meio de prevenção

Os objetos conectados fornecem dados muito úteis para limitar a fadiga e evitar quaisquer tipos de lesões (nível de hidratação, frequência cardíaca, cansaço dos músculos, etc.). Alguns deles até avisam os utilizadores quando o seu corpo alcançou os seus limites individuais.

Uma gestão 24 horas por dia

Por último, os sensores de atividade marcam o ritmo do seu dia, mas são igualmente utilizados à noite para analisar, por exemplo, os seus ciclos de sono. A utilização destes dados promove uma melhor recuperação entre os seus treinos.

 

 

 

O desporto conectado permite assim ter ao seu alcance aplicações para controlar o seu progresso, dispor de programas de treino completos e personalizados, e alcançar os seus objetivos. Foi neste sentido que a Domyos concebeu, por exemplo, a aplicação e-Connected, ligada aos seus aparelhos de fitness.

FITNESS
conseils-multisports-corps-sante-evaluez-votre-coeur

Porque é necessário escutar o seu corpo quando realiza um esforço, eis um teste que irá permitir-lhe avaliar a sua condição física geral e, sobretudo, a do seu coração.

VOLTAR PARA O TOPO