ESCOLHER BEM A BICICLETA ELÍPTICA

Escolher bem a sua bicicleta elíptica é saber selecionar a bicicleta adaptada ao seu objetivo de prática: retomar uma atividade física? Manutenção física? Reeducação? Preparação desportiva? Veja o nosso guia, para aproveitar plenamente os benefícios da prática: um trabalho cardio e tonificação completa, sendo suave nas articulações.

 

Antes de escolher, as boas razões para investir!

Uma bicicleta elíptica está acessível a todos e é boa para toda a família. É um aparelho resistente e duradouro. Pode praticar em casa, sem depender das condições meteorológicas e ao longo de todo o ano!

A bicicleta elíptica é uma prática completa, pois combina cardio training e tonificação das partes superior e inferior do corpo. O movimento reproduzido é suave e não traumatizante para as articulações.

 

As vantagens?

  • Recuperar a forma: é um equipamento perfeito para recuperar a boa forma física e melhorar o desempenho

  • Perder peso: a bicicleta de manutenção ajuda a queimar as gorduras. Complementada com um regime adaptado, permite esculpir a silhueta

  • Fazer trabalhar o coração em suavidade: melhora a resistência cardiovascular

  • Uma preparação física: Permite muscular-se sem riscos para as articulações

 

Que bicicleta para que utilização?

Cada uma tem a sua utilização! A bicicleta elíptica que escolher deve depender da utilização que lhe quiser dar, ou seja, responde a um ou vários objetivos fixados previamente. Quanto mais desportiva for a sua utilização, maior conforto e desempenho fornecem a fluidez e amplitude de pedalagem.

 

A reeducação para um trabalho de reforço em suavidade

No âmbito de um reforço suave, de uma reeducação... a necessidade está no conforto em detrimento do desempenho. O conforto lombar é assim prioritário, mais que a potência de pedalagem. As bicicletas Domyos estão concebidas para lhe assegurar umas costas direitas durante a prática. Todas as bicicletas elípticas da gama estão assim adaptadas.

 

A prática cardio: utilização regular ou utilização desempenho (treino intensivo)

Para um trabalho cardio mais intensivo, para a preparação desportiva ou para uma utilização "desempenho", a possibilidade de mudar de posição de prática fornece simultaneamente variedade e conforto. Neste caso, é aconselhável que opte por elípticas equipadas com braços móveis e guiadores fixos multi-posições, além de uma maior amplitude de pedalagem.

 

Cuidado com a sua posição

Lembre-se de manter sempre as costas direitas! Uma elíptica "bem concebida" deve assegurar esta posição. Quer utilize os braços móveis ou o guiador fixo, esta postura faz trabalhar eficazmente a faixa abdominal (adelgaçamento), as partes superior e inferior do corpo e permite praticar de forma duradoura.

 

Que caraterísticas para que benefícios?

O desempenho

Os critérios que a determinam são os seguintes:

 

  • A fluidez de pedalagem

Uma pedalagem confortável é antes de mais uma pedalagem sem solavancos. O peso da roda é um dos elementos que permite essa fluidez, mas não é o único. Entre os elementos que contribuem diretamente para a fluidez da pedalagem, podemos citar o peso da roda, a repartição do peso em cima dela, o sistema de transmissão

Os sistemas de transmissão da Domyos foram desenvolvidos para proporcionar uma fluidez máxima durante a utilização do aparelho. Em consequência, uma roda de 3.5 kg pode fornecer uma pedalagem muito mais confortável que uma roda de 6 kg. Ou seja, experimentar a bicicleta é ser capaz de escolher o conforto de pedalagem que lhe irá permitir pedalar durante mais tempo!

 

Em função dos seus objetivos, a eficácia do seu exercício estará também associada à sua amplitude de pedalagem, determinada pelo diâmetro da roda de inércia. Quanto maior for o diâmetro, maior será a amplitude dos seus movimentos.

 

  • A resistência

A resistência é um dos principais critérios de escolha de uma bicicleta de manutenção. Permite dosear o esforço efetuado, bem como ter uma melhor estabilidade.

 

  • O tipo de regulação da resistência: mecânica ou motorizada?

A regulação mecânica oferece uma grande simplicidade: ao rodar o seletor, o utilizador aciona um cabo que aproxima um íman da roda de inércia, provocando uma maior resistência, logo maior "dificuldade" na pedalagem.

A regulação "motorizada" permite regular a dificuldade de pedalagem diretamente a partir da consola da bicicleta. A vantagem deste sistema é dupla: os níveis de dificuldade são mais numerosos, e apenas este sistema permite ter programas na bicicleta, "percursos desportivos" com variações automáticas de dificuldades para um esforço variado. Os programas respondem a diferentes objetivos (queimar calorias, preparar-se para o esforço, etc.)

 

A consola 

As bicicletas estão equipadas com uma consola que lhe fornece as informações de base associadas à sua prática: velocidade, distância percorrida, tempo de prática, média das calorias queimadas.

Concentre-se nos instrumentos de medida e nos diferentes programas propostos que permitem avaliar os desempenhos e a progressão, nas compatibilidades propostas (coaching ou MP3). Em função dos modelos, a frequência cardíaca estará também presente (para a obter com uma precisão máxima, privilegiar os modelos fornecidos com um cinto cardíaco, como a VE710). A qualidade e o tamanho da afixação na consola devem estar corretas, tenha em consideração a leitura das informações (tamanho do ecrã, retro-iluminação).

 

O conforto da prática

Lembre-se de verificar os elementos de conforto da bicicleta de manutenção.

 

  • O peso máximo do utilizador

Observe bem o peso total em relação ao peso do utilizador. Todos os produtos Domyos estão concebidos para um peso máximo de utilizador de 130 kg.

 

  • A estabilidade

Verifique que a sua bicicleta está equipada com um sistema de estabilizadores que permita uma prática estável, qualquer que seja o relevo do seu piso.

 

  • Integração no habitat

Sistema de deslocação: no fim da sua prática, a bicicleta pode ser facilmente deslocada. Todos os modelos estão equipados com rodas para o efeito.

 

 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
FITNESS
conseils-5-bonnes-raisons-de-faire-du-velo-elliptique

Entre os aparelhos de cardio training que utiliza em ginásio de fitness, conhece a bicicleta elíptica e as suas várias vantagens?Aqui estão 5 boas razões para começar.

(33)
VOLTAR PARA O TOPO