MUSCULAÇÃO: QUE PROGRAMA COM UMA BARRA DE TRAÇÃO ?

(1)

Já pensou em utilizar uma barra de tração para treinar onde quer que esteja? Segue-se um programa eficaz para desenvolver os músculos dos membros superiores, independentemente do seu nível.

 

A eficácia da barra de tração

A barra de tração apresenta vantagens significativas, como as seguintes:

1.      Podendo ser transportada facilmente, a barra de tração permite exercitar-se em praticamente qualquer local. Pode ser utilizada em diversos locais para continuar o seu treino.

2.      Este material de musculação completo é ideal para obter uma boa musculatura da parte superior do corpo. Efetivamente, as diferentes preensões possíveis permitir-lhe-ão realizar estes exercícios básicos para os membros superiores (braços e costas) e a correia abdominal.

3.      Testar este tipo de material é uma oportunidade para incorporar um programa de musculação ao peso corporal e de desenvolver a sua força e o seu vigor. Todos deveríamos estar em condições de controlar o próprio peso corporal em diferentes contextos.

 

Antes de começar…

Para adaptar o programa de musculação que lhe será proposto em seguida, recomendamos que determine a sua repetição máxima para os seguintes exercícios: trações pronação, “toes to bar” e “dips”. Sendo assim, deve realizar em sequência o máximo de repetições possível de cada exercício.

 

Exercício 1: tração pronação

 

  • Músculos principais envolvidos: costas e bicípites.
  • Execução do exercício: mantenha-se em suspensão numa barra, afastando as mãos a uma largura superior à dos ombros. Está a realizar pronação, com as palmas das mãos viradas para a frente (o que permite desenvolver mais os músculos das costas). Para realizar corretamente uma tração deve elevar o corpo na vertical até que o queixo esteja acima da barra. Desça enquanto controla o seu movimento para regressar à posição inicial.
  • Respiração: inspire ao descer e expire ao elevar o corpo.
  • Normas de segurança: mantenha o corpo direito e devidamente comprimido. Não balance. Concentre-se na exercitação das costas e dos braços.

 

Exercício 2: “toes to bar”

 

  • Músculos principais envolvidos: reto maior do abdómen
  • Execução do exercício: suspenso na barra de tração, afaste as mãos a uma largura superior à dos ombros. Puxe as coxas na direção do peito enquanto mantém as pernas direitas até que os tornozelos toquem na barra. Desça enquanto controla o seu movimento para regressar à posição inicial de forma a limitar o movimento de balanço.
  • Respiração: expire durante o esforço e inspire durante a descida.
  • Normas de segurança: mantenha o corpo direito e firme durante a realização do exercício.

 

Exercício 3: “dips”

 

  • Músculos principais envolvidos: tricípites e peitorais.
  • Execução do exercício: com as costas na barra de tração colocada no chão, coloque as mãos sobre a barra e estique os braços. Flita os cotovelos até que as nádegas se encostem ao chão e, em seguida, eleve-se esticando os braços.
  • Respiração: expire durante a descida e inspire durante a elevação.
  • Normas de segurança: mantenha as costas direitas e os abdominais comprimidos. Controle a descida.

 

Programa de musculação com barra de tração

O objetivo deste programa é levá-lo a progredir nestes 3 exercícios e tonificar os músculos dos membros superiores, das costas e dos abdominais. Este programa decorre ao longo de 4 semanas, com 2 sessões por semana. Cada treino irá terminar com um desafio a realizar no final da sessão. A ideia é distribuir da melhor forma os treinos ao longo da sua semana para poder recuperar entre as sessões. (exemplo: terça-feira - sexta-feira).

 

Tempo, séries, repetições, níveis de dificuldade

Não tendo a possibilidade de ajustar a carga (o seu peso corporal), iremos ajustar a intensidade do esforço graças ao "tempo" que irá permitir variar o "período de tensão muscular" do exercício e, por conseguinte, a dificuldade. Este período representa a duração de uma fase de uma repetição.

 

Lembre-se que um movimento envolve sempre 4 fases. Por exemplo, no caso da tração eu elevo-me (fase concêntrica), seguida pela fase de transição (estou na parte superior da barra), desço (fase excêntrica) e, por último, 2ª fase de transição (estou com os braços esticados sob a barra).
O tempo representa assim estas 4 fases, que começa sempre pela fase excêntrica (a descida). Sendo assim, para um tempo de 4010 para uma tração elevo-me por um segundo, não há transição e, deste modo, desço diretamente e realizo a descida durante quatro segundos, seguido de uma elevação direta.

 

O Tempo será descrito da seguinte forma:

Exemplo: 2020 =

2 : bloqueio o peso corporal durante 2 segundos (descida)

0 : sem tempo de descanso em baixo (0 segundos)

2 : movo o peso corporal durante 2 segundos (elevação)

0 : sem tempo de descanso em cima (0 segundos)

 

Iremos igualmente variar o número de séries e de repetições:

Exemplo: 6 x 5 = 6 séries de 5 repetições

 

Por último, o exercício ser-lhe-á proposto em 3 níveis de dificuldade consoante o seu resultado no teste descrito anteriormente.

  • Nível 1: menos de ou 3 repetições no máximo
  • Nível 2: 3 a 7 repetições no máximo
  • Nível 3: pelo menos 8 repetições

 

Programa

 

 

Sessão 1

 

Nivel 1

Nivel 2

Nivel 3

 

Semana 1

5 séries x 5 repetições para cada exercício (tempo = 4012) (empurrar os pés para elevar-se para a posição superior e, em seguida, bloquear 2’’ e travar a descida 4")

6 séries x 4 repetições para cada exercício (tempo = 3022) (2’’ de esforço e, em seguida, bloquear 2’’ e travar a descida 3", recomeçar sem realizar pausa para descansar)

4 séries x 8 repetições para cada exercício (tempo = 3022) (2’’ de esforço e, em seguida, bloquear 2’’ e travar a descida 3", recomeçar sem realizar pausa para descansar)

 

Semana 2

5x5 (6012)

6x4 (5022)

4x8 (5022)

 

Semana 3

4x8 (4012)

5x6 (3022)

6x8 (3022)

 

Semana 4

4x8 (6012)

5x6 (5022)

6x8 (5022)

 

 

Sessão 2

 

Nivel 1

Nivel 2

Nivel 3

 

Semana 1

8 x o seu número de repetições máx. (para o exercício 1, 2 ou 3, à sua escolha) (tempo = 1120)

4 séries x 6 repetições (1120)

3 séries x 10 ou 12 repetições (1120)

 

Semana 2

8 x rep máx (1,2 ou 3) (1120)

4x6 (1120)

3x10 ou 12 (1120)

 

Semana 3

10 x rep máx (1,2 ou 3) (1120)

6x6 (1120)

5x10 ou 12 (1120)

 

Semana 4

10 x rep máx (1,2 ou 3) (1120)

6x6 (1120)

5x10 ou 12 (1120)

 

 

Desafio

 

Sessão 1

Exercício: posicionar-se com os braços fletidos a 90° e manter-se na posição estática tanto tempo quanto possível. O tempo termina quando os braços estão esticados.

 
 

Sessão 2

Exercício: realizar o máximo número possível de repetições em 1 minuto para cada exercício (repetições rigorosas = sem balanço e com amplitude total - possibilidade de realizá-los em várias séries nesse minuto)

 
 

 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
20,00 €*
4.45 / 5 364 Opiniões
    26,00 €*
    4.60 / 5 115 Opiniões
      MUSCULAÇÃO

      A barra de tração desenha a sua musculatura com exercícios de suspensão que desenvolvem os biceps, os dorsais, os ombros e os peitorais. Para escolher bem a sua barra de tração, siga o guia.

      (2)
      VOLTAR PARA O TOPO