O CROSS TRAINING: DESENVOLVER SUA BOA FORMA FÍSICA EM CASA

(45)

O cross training é uma atividade cada vez mais difundida e apreciada em ginásios. Permite aumentar rapidamente a sua condição física geral através de diferentes exercícios realizados num tempo determinado. Os atletas usam especialmente esta modalidade para continuar a reduzir os seus pontos fracos e para se prepararem para suportar as fases mais intensas do treino. Neste artigo, a Domyos conta-lhe tudo sobre este tipo de treino muito na moda atualmente.

 

O que é o cross training ?

O cross training ou treino funcional completa o treino tradicional de musculação, que tem como objetivo trabalhar um músculo isolado. Nos últimos anos, tornou-se um desporto da moda, acessível a todos, que tende a impor-se como "A" disciplina para regressar à boa forma. Diferencia-se de outros métodos:

 

  • pela intensidade maior do que no treino clássico com a sequência de exercícios que mobiliza todos os músculos e um tempo de recuperação curto (quanto mais forte a intensidade mais os exercícios se tornam difíceis).

  • os movimentos funcionais solicitam todas as cadeias musculares para produzir um movimento natural como correr, pular, jogar, atirar...

  • a grande diversidade dos exercícios tornam as sessões muito variadas e lúdicas.

 

Estes três princípios fazem do cross training um método exclusivo e muito eficaz

 

5 boas razões para praticar cross training

O cross training é um método de treino exclusivo e altamente eficaz por 5 motivos:

 

  • Duração das sessões

As sessões são muito curtas, ideais para as pessoas que têm pouco tempo para se dedicarem ao desporto. Ao treinar cerca de 30 minutos 3 vezes por semana, há melhorias do sistema cardiorrespiratório, na força muscular, perda de massa gorda e boa manutenção e até mesmo um aumento da massa muscular.

 

  • Eficiência e progresso constatados

Se for um desportista principiante ou confirmado, todas as qualidades físicas são solicitadas durante uma semana típica de cross training, o que permite a cada um progredir. Por exemplo, um corredor não vai progredir do ponto de vista cardio (também não vai regredir!) mas poderá melhorar a sua força, velocidade, explosão... qualidades que ele não solicita habitualmente.

 

  • Exercícios variados e lúdicos

O objetivo geral do cross training é tornar-se o mais completo possível, ou seja, ter um corpo equilibrado entre a força e a resistência. Cada sessão proposta é construída de um modo diferente para evitar a rotina. Assim, mantém a vontade e o prazer de treinar ao máximo!

 

  • Desenvolvimento e manutenção das capacidades físicas:

- resistência cardiovascular e respiratória

- resistência muscular

- força

- flexibilidade

- velocidade

- agilidade

- coordenação

- equilíbrio

--aumento da tonicidade e definição muscular

 

  • O cross training necessita pouco material

Para praticar cross training, não é necessário investir em materiais pesados ou em vários equipamentos de ginástica. Vejamos por movimento:

-Os movimentos de impulso, como as flexões podem ser feitos através do Push Up Gain

As trações exigirão simplesmente uma barra de tração

- Os exercícios de prancha utilizarão um Domyos Strap Training

-Para os chamados movimentos funcionais, deve escolher o Kettle Bell, as Bolas medicinais ou até mesmo o colete com pesos para aumentar a dificuldade.

 

O que acontece durante uma sessão de cross training?

Uma sessão de cross training dura cerca de 1 h. Divide-se da seguinte forma:

  • A fase de aquecimento para preparar o corpo para o exercício

  • O conteúdo da sessão mistura exercícios cardiovasculares e/ou musculação

  • O regresso à calma: recuperação ativa, relaxamento, auto massagem, trabalho de fortalecimento profundo...

 

Como pode ver, o cross-training é um treino funcional ideal para desenvolver todas as suas qualidades físicas. Use-o como complemento da sua própria atividade desportiva para aumentar o seu desempenho!

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
MUSCULAÇÃO
conseils-musculation-cross-training-programme-1-mois-vignette

Já experimentou o método cross training para melhorar a sua forma e exercitar as suas qualidades físicas? Este é um programa completo de iniciação preparado pelo Jimmy, o nosso coach.

(9)
VOLTAR PARA O TOPO