conseils-yoga-astuce-yoga-pour-adolescents

O ioga para os adolescentes

(1)

O ioga remete-nos indiscutivelmente para o conceito de relaxamento, meditação e de pausa no meio de uma vida agitada. Com uma imagem próxima da adolescência, muitas vezes, pintada como uma energia transbordante na constante busca por novas experiências. Mas observando mais de perto, a prática do ioga acompanha e participa no desenvolvimento da fase dos jovens em plena fase de construção e que rapidamente se veem confrontados com várias pressões. Vamos analisar de modo geral os numerosos benefícios desta tradição milenar reconhecida por harmonizar as diferentes partes do corpo e da mente. DOMYOS conta-lhe tudo sobre o ioga para adolescentes.

 

O ioga para se reencontrar consigo mesmo

Entre as pressões escolares, constante mutação ou ainda problemas familiares por vezes pesados, os fatores de stress na adolescência não faltam. O ritmo de vida também lhe parece acrescido, deixando pouco tempo a estes futuros adultos para compreenderem e se adaptarem a estas grandes mudanças. Porém, o ioga é acima de tudo uma pausa, um momento durante o qual o adolescente se reencontra sozinho com ele próprio. Aprende a compreender progressivamente o funcionamento das diferentes partes do seu corpo. Onde há uma sensação de bem-estar e serenidade, sempre mantendo a forma física e ganhando flexibilidade.

 

A prática do ioga: bases sólidas para o futuro

A adolescência é um período de transição durante o qual a criança constrói a sua personalidade e aprofunda a relação que tem com o seu corpo, bem como com os outros. Precisa de aprender a confiar em si próprio, mas também aprender a canalizar a sua energia. O ioga, requerendo uma disciplina pessoal contínua e de dar provas de abnegação, vai nessa direção. O progresso é realizado em etapas, o que permite que o adolescente compreenda a evolução das suas capacidades e a importância do trabalho para alcançar os seus objetivos. Inegavelmente, o conhecimento de si próprio e do funcionamento de cada parte do seu corpo, anda de mãos dadas com o equilíbrio, a autoconfiança e a vitalidade... Torna-se um verdadeiro círculo virtuoso!

 

Como e onde praticar ioga

Existe uma infinidade de cursos de iniciação ou de outros níveis direcionados aos adolescentes que surgem cada vez mais. Com o objetivo de tornar mais acessível e desejável o ioga para os jovens, estes cursos caracterizam-se pela sua vertente lúdica. Na maioria dos grupos, eles propõem uma aprendizagem baseada sobre exercícios que se encadeiam com ritmo, mantendo sempre uma abordagem individualizada. Exercícios de respiração, automassagens, posturas sozinhos ou com a ajuda de outros estão no programa. É importante que o adolescente se sinta enquadrado, mantendo sempre uma quota de liberdade e de aprendizagem pessoal. Ele deve aprender a gerir-se sozinho e dar provas de criatividade. Também é possível praticar ioga ao ar livre e combiná-lo com outras atividades, como caminhadas.

 

As diferenças entre o ioga para adulto

O ioga para adolescentes deve focar-se mais na ação do que na reflexão, o primeiro trazendo o segundo no médio a longo prazo. Trata-se de uma idade de descoberta do seu corpo, de novos sentimentos e emoções. Daí serem sessões mais rítmicas e menos teóricas - e, portanto, é o professor quem se deve adaptar ao adolescente e não o contrário. Praticar ioga nunca deve ser encarado como sendo aborrecido nem ser uma fonte de dores. Não é necessário que o adolescente “se force” mantendo as posições durante muito tempo, tentando posições difíceis ou até mesmo praticando alongamentos prolongados.

 

 

 

Irá entender, os adolescentes têm todo o interesse em experimentar ioga. Eles irão encontrar um escape de uma vida agitada e, sobretudo, um meio de se descobrirem, tanto sobre o plano corporal como espiritual. Centrado no desenvolvimento e bem-estar, o ioga nunca apresenta a noção de competição. Pelo contrário, procura a superação pessoal mas apoiando-se sobre o exemplo e com a ajuda de outros numa primeira vez. A criança aprende a respeitar o professor, inspira-se, mas é apenas depois dos esforços e dando lugar à sua criatividade que progredirá verdadeiramente. Não se deve progredir rapidamente.

Mens sana in corpore sano* e uma preparação para a idade adulta, é isto que permite uma aprendizagem regular e séria do ioga para um adolescente em construção.

 

*Mente sã em corpo são (Juvenal)

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
VOLTAR PARA O TOPO