O LIPOX OU COMO QUEIMAR MAIS GORDURAS

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Você deseja perder peso? Neste caso, deve aprender a trabalhar em lipólise. Isso significa que é necessário obrigar o organismo a ir buscar às suas reservas de gordura para fornecer energia ao corpo. Descubra como eliminar gorduras mais rapidamente fazendo desporto!


 

O limiar de lipólise: o que é?

O limiar de lipólise ou lipox corresponde à frequência cardíaca a partir da qual o seu organismo consome um máximo de gorduras. É uma indicação extremamente útil para aquelas e aqueles que desejam perder peso. Sabendo que se queima gordura desde o início de um esforço, quanto mais tempo o esforço durar, mais gorduras se queimam. Para perder gordura mais rapidamente, você tem todo o interesse em controlar a sua frequência cardíaca dado que ela lhe indica esta zona fisiológica.

 

Para que serve o limiar de lipólise?

Já observou que são muitos aqueles com tendência para forçar no decurso de um treino para perderem sempre mais gordura. Contudo, tal é inútil: se a intensidade do esforço for demasiado elevada e, portanto, a frequência cardíaca, o organismo utilizará como único combustível a glicose e o glicogénio, e não o excesso de gordura que se deseja que desapareça. Resultado: uma baixa de energia e um objetivo de perda de peso não alcançado…

 

Neste sentido, o cálculo do limiar de lipólise é interessante dado que permite trabalhar de forma inteligente, sem ultrapassar as suas próprias capacidades físicas. É um bom meio de conhecer as suas aptidões energéticas e definir a boa intensidade no decurso do exercício físico. Além disso, ao "secar" mais, o esforço é tornado mais fácil devido à diminuição da massa gorda Determinar este limiar de lipólise para os desportistas é também útil nas fases de seca ou de aperfeiçoamento.

 

Como medir o limiar de lipólise?

O limiar de lipólise varia de pessoa para pessoa. Depende do tipo de desporto praticado e pode evoluir com o treino. Para tal, deve ser medido por um profissional de saúde, no quadro de um teste de desempenho. São as trocas gasosas respiratórias que permitem quantificar o oxigénio consumido e quantos gramas de gorduras foram oxidados por minuto.

 

O cálculo do limiar de lipólise ou lipox é o seguinte:

  • Limiar de lipólise = [(FC max – FC repouso) / 2] + FC repouso.

 

Assim, para uma mulher de 45 anos com frequência cardíaca em repouso de 75, o limiar de lipólise será de: [(189 – 75) / 2] + 75 = 132 bpm. Se ela desejar emagrecer mais rapidamente, ela deverá manter a sua frequência cardíaca o mais próximo possível dos 132 bpm, por um período de tempo variável, adequada ao seu nível de treino.


 

Lembre-se que é interessante testar várias vezes o seu limiar de lipólise ao longo do ano para avaliar os progressos feitos. Para que este trabalho na zona de lipólise seja eficaz e que a eliminação das gorduras se inicie, é necessário começar por um treino de meia hora no mínimo (este tempo de preparação diminui com o treino). Aconselhamos a que você possua um cardiofrequencímetro para trabalhar da melhor forma o seu limiar de lipólise.

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