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PRIMAVERA: 5 ETAPAS PARA RECUPERAR A FORMA

Quando a primavera chega, não é invulgar sentir-se tentada a sair e a praticar desporto, tendo ainda como objetivo manter a forma ou emagrecer. Muitas pessoas podem estar determinadas a praticar exercício ao mesmo nível da temporada anterior. No entanto, depois do inverno, em que a atividade desportiva foi reduzida é, muitas vezes, difícil retomar o ritmo! O excesso de entusiasmo conduz, frequentemente, a lesões precoces, por não ter sabido realizar um treino moderado. Para recuperar e manter a sua energia, seguem-se algumas dicas sobre forma e saúde.

 

Etapa 1: realizar um tratamento detox

Com a chegada da primavera, nada como purificar o corpo para recuperar a forma. Por isso, aqui está um remédio simples: vinagre de cidra. Devido à sua acidez natural, ajuda o organismo a regenerar-se e a limpar-se. Remineralizante natural forte, diz-se que devolve a tonicidade, acalma o nervosismo e as insónias e que destrói a gordura nas células. Pode consumi-lo com moderação diariamente, sem riscos, na proporção de 1 a 2 colheres de sopa, por si só ou diluído em água ou sumo, e um pouco de mel (opcional). Para beneficiar plenamente das suas virtudes, prefira um vinagre de cidra 100% envelhecido em barris de carvalho e não pasteurizado.

 

Etapa 2: voltar a ter o controlo da sua alimentação

Para que um atleta recupere a sua forma olímpica, não há segredo: deve alimentar-se de forma equilibrada. Para ser saudável, lembre-se destas regras básicas:

  • Comer 5 porções de fruta e legumes por dia (frescos e da época!)

  • Limitar ao máximo os produtos transformados (refeições pré-preparadas, produtos industriais, etc.) e preferir a comida caseira

  • Limitar o consumo de carne (uma vez por dia, no máximo)

  • Preferir os cereais integrais (arroz ou trigo integral, aveia, quinoa, etc.) mais saciantes (perfeitos para limitar a vontade de petiscar) e ricos em minerais

  • Consumir peixe 2 ou 3 vezes por semana (sem esquecer o marisco)

 

Etapa 3: dormir o suficiente

Sendo anti stress e reparador, o sono é essencial para estar em forma. Além disso, sabia que dormir pelo menos 7 horas por noite protege-a de ganhar peso? Na verdade, quanto menos dorme, mais fome tem, fabrica mais células adiposas (gordura) e elimina-as menos... Uma razão mais que suficiente para recuperar corretamente na primavera! Se quer prosseguir numa base sólida, aposte na rotina de horário do deitar à noite e do levantar de manhã.

 

Etapa 4: relaxar

Já alguma vez tentou recarregar as baterias através da respiração? O facto de respirar muito profundamente gera uma verdadeira sensação de bem-estar e desperta realmente a mente. Para ajudá-la, aprenda a utilizar a respiração abdominal que permite o relaxamento e a calma interior. Tente o exercício que se segue, uma vez que regenera o organismo e oxigena todas as células do corpo. Bom para se manter em forma, realize-o diariamente e sempre que sentir o stress a dominá-la.

  • Sente-se no chão ou deite-se de costas

  • Inspire lenta e profundamente pelo nariz

  • Coloque uma mão no ventre e expire pela boca, encolhendo ligeiramente o ventre (empurre propositadamente com a mão para comprimir o ventre)

  • De seguida, inspire pelo nariz, expandindo apenas o ventre (o ventre expande-se)

  • Expire lentamente pela boca (a expiração é mais lenta do que a inspiração)

  • Repita este exercício 3 vezes seguidas

 

Etapa n° 5: retomar o desporto

É inevitável, praticar exercício físico irá ajudá-la a manter-se em forma. Existe apenas a questão de não sucumbir à síndrome da desportista de fim de semana. Em vez disso, tente retomar um ritmo constante: comece com 2 sessões de treino por semana e, quando se sentir capaz, passe para 3 sessões. Prefira uma atividade física moderada em detrimento de grandes esforços. A tentativa de praticar desporto acima das suas capacidades físicas reais, sem dar tempo ao seu corpo para se habituar, é muito suscetível de provocar lesões musculares.

 

  • Cárdio e musculação

 

Lembre-se que muitas vezes são necessárias seis semanas para recuperar uma forma física sólida, sobretudo se não praticou desporto de forma regular durante o inverno. Aconselhamo-la a começar com sessões de 20 a 30 minutos de exercício cárdio (por exemplo, marcha ou corrida lenta numa passadeira, bicicleta estática, bicicleta elíptica). O importante é atingir o tempo de treino que definiu. A precipitação em esforçar-se demasiado não ajuda a manter a forma geral.

 

Em complemento de uma dieta alimentar equilibrada e de uma atividade cárdio, a musculação irá ajudá-la a tonificar a sua silhueta e a corrigir a sua postura. Com efeito, ao combinar exercícios de elevada exigência cardiovascular com exercícios específicos de musculação irá conseguir um corpo magro e músculos bem definidos.

 

Para conseguir uma boa energia e alcançar um equilíbrio físico, emocional e espiritual, tente também o yoga. Entre os seus benefícios, o yoga melhora a capacidade mental, afasta as tensões, ensina a respirar corretamente, fortalece o coração, tonifica em profundidade, flexibiliza o corpo e purifica o organismo.

 

  • Aumentar o ritmo progressivamente

 

Se deseja regressar ao melhor da sua forma na primavera, aumente gradualmente o seu tempo de treino ao longo das semanas, mas apenas 5% entre cada semana, por exemplo. Isto irá prevenir algumas lesões musculares inúteis. Considere também definir um plano de treino e segui-lo conscientemente, sem desvios.

 

À mínima dúvida, e se tem mais de 45 anos, deverá consultar, impreterivelmente, um médico antes de retomar qualquer atividade desportiva!

 

 

 

Agora já conhece os 5 conselhos sobre desporto para conseguir maior tonicidade na primavera. Último conselho para motivá-la a controlar a sua forma física: treine com outra pessoas cuja condição física seja semelhante à sua. É uma excelente maneira de definir objetivos e de atingi-los em conjunto. Bom treino!

FITNESS

É desaconselhado fazer desporto à noite? Esta é uma pergunta que retorna frequentemente e com motivo já que são muitos os que praticam uma atividade desportiva ao fim do dia.

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