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A RECUPERAÇÃO ATRAVÉS DA MASSAGEM

Desporto significa saúde, e o objetivo é prevenir lesões, microtraumatismos, e recuperar o mais rapidamente possível para usufruir dos seus benefícios, manter-se em forma e garantir o seu bem-estar.

As dores musculares, após o desporto, podem ser evitadas ou atenuadas para serem suportáveis e não gerarem desconforto, quer para a sua vida diária quer para retomar a sua atividade assim que possível.

                                                                                       

A massagem como «medicamento natural» da recuperação

Ter um desempenho melhor, é um objetivo natural de qualquer desportista. No entanto, o desempenho não pode ser alcançado a qualquer preço e, principalmente, a utilização de produtos ou medicamentos proibidos pela legislação anti-doping nunca é admissível para ganhar ou recuperar melhor. A alternativa a este doping inclui um determinado número de medidas, como a exercitação natural da condição física, as técnicas desportivas adequadas, o equipamento adequado, bem como a nutrição e os métodos de recuperação.

A recuperação desempenha um papel essencial em todos os desportistas, independentemente do seu nível, ou tipo de prática. Quanto melhor, e mais rapidamente, recuperar, mais poderá sentir um significativo bem-estar físico e psicológico.

Os alongamentos, o frio, a nutrição, a hidratação e as massagens, estão incluídos nos diferentes métodos complementares de uma recuperação adequada.

 

A massagem desportiva é uma técnica manual de recuperação

A massagem desportiva, após o esforço, ao atenuar a inflamação, diminui a tensão muscular do esforço, e reduz o aparecimento de dores retardadas designadas por dores musculares.

A massagem funciona como cicatrizante das microlesões das fibras musculares lesionadas, ao aumentar a vasodilatação cutânea, e ao facilitar as circulações venosa e linfática. O seu objetivo é, assim, analgésico e antiedematoso. A massagem funciona, deste modo, como um medicamento, sem as suas eventuais contraindicações.

 

Ficha técnica de uma massagem de recuperação adequada

A massagem é efetuada num local com uma temperatura moderada e agradável, com uma iluminação suave e natural, para evitar qualquer agressividade visual. Idealmente, pode ser difundida uma música ambiente calma. O desportista será instalado numa marquesa de massagem larga, coberta com um resguardo descartável. Esta massagem pode ainda ser precedida por um duche quente, ou uma sessão de sauna, para facilitar a vasodilatação.

 

Finalidade

Trata-se de drenar, e ativar, o sistema circulatório dos músculos, através da utilização de técnicas de compressão, vibrações, percussão, fricções e massagens suaves e não profundas com uma duração mínima de 20 minutos com óleos essenciais, bálsamos reconstituintes ou talco, desde a extremidade até à raiz dos membros. Algumas zonas, mais sensíveis, podem beneficiar de uma massagem de tipo MTP (massagem transversal profunda), exceto se se tratar de uma lesão muscular recente, visto que correria o risco de agravar a lesão ou conduzir ao desenvolvimento de uma miosite ossificante.

 

Técnica complementar

A drenagem linfática manual, ou numa «máquina», pode ser sugerida como complemento da massagem nos desportistas que sofrem de insuficiência circulatória nos membros inferiores, ou aquando de fisioterapia de atletização após a utilização de gesso.

 

Complemento da massagem

A aplicação de frio, sob a forma de duches localizados, ou outros métodos, contribui para acelerar a recuperação muscular.

Sugerimos alongamentos ativos, após o esforço.

A automassagem, que favorece a circulação, e o retorno venoso, está disponível para todos através da utilização de meias de recuperação.

 

Conclusão

As DOMS (Delayed onset muscle soreness) ou dores musculares após o esforço, acontecem frequentemente após o mesmo.

A massagem desempenha um papel importante no processo de recuperação após o esforço, para limitar ou atenuar os inconvenientes destas dores musculares em todos os desportistas, independentemente dos seus níveis ou práticas.

 

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Doutor Patrick Bacquaert

Médico chefe no IRBMS

MUSCULAÇÃO
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Sinónimos de força e saúde, é a praticar desporto que desenvolvemos os nossos músculos. Aqui, interessa-nos os músculos estriados esqueléticos, aqueles que estão ligados aos ossos pelos tendões.

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