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RETOMAR O DESPORTO: OS CONSELHOS DO TREINADOR

As resoluções para o reinício do ano? Retomar o desporto, sem hesitação! Para chegar lá de uma vez por todas, siga as dicas do nosso treinador desportivo.

 

1) Definir o seu objetivo

Antes de querer submeter-se ao desporto após uma longa paragem, é essencial que defina um objetivo desportivo. Eu vou começar uma atividade desportiva porque: Eu quero perder peso? Refinar a minha silhueta? Tonificar o meu corpo? Ganhar músculo? Assim, será capaz de definir o seu programa de treino e a sua velocidade de cruzeiro.

 

2) Ter um bom apoio

Para a ajudar a definir um plano de treino adequado ao seu objetivo, nada melhor que procurar os conselhos de um treinador desportivo. Na melhor das hipóteses, faça uma avaliação da sua condição física. Algumas sessões de treino personalizado seriam ideais para partir com uma boa base. O apoio dos treinadores é precioso: com novo ânimo, trabalhe para uma meta bem precisa e bem enquadrada…

 

3) Preparar-se

Antes de uma sessão de treino, escolha uma roupa confortável. Não é necessário combinar tudo com estilo, prefira roupas de fitness em que se sinta confortável para se mexer. Aqueça-se sistematicamente: 10 minutos a pé no tapete de corrida ou exercício na máquina de remo irá ajudá-la a preparar o corpo. Trabalhe também as suas articulações antes de começar o treino.

 

4) Variar os prazeres

Tomar boas decisões a partir do reinício do ano, é uma coisa boa. Mas manter o ritmo, isso é outra. Para evitar cansar-se muito rapidamente, é necessário variar os treinos. Não se contente em seguir apenas uma mesma e única modalidade, arrisca-se a aborrecer-se e, assim, baixar os braços. Solicite a programação completa das modalidades oferecidas pelo seu ginásio ou aborde um treinador desportivo para selecionar a atividade que melhor corresponda ao seu perfil desportivo.

 

5) Encontrar um bom ritmo

Para obter resultados de verdade, a que ritmo devo treinar? A resposta é unânime: se eu quero alcançar o meu objetivo desportivo, eu devo treinar pelo menos 2 vezes por semana, 3 vezes será o ideal, à proporção de 1 hora. Se receia não ter tempo para ir ao ginásio, treine em casa: consulte a rubrica Domyos Coach no site domyos.com para descobrir as aulas de fitness ao vivo e os programas de treino personalizados.

 

6) Manter os pés assentes na terra

Tenha em mente que não podemos esperar resultados imediatos. Seja paciente e não coloque a fasquia demasiado alta, fixe os seus objetivos dependendo da sua condição física. Não salte as etapas e faça as coisas por ordem. Por exemplo: o meu objetivo é perder 10kg, eu fixei-me em 2kg para o primeiro mês e não mais. Não coloque a sua saúde em perigo, retome gradualmente. Estabeleça um programa de recuperação suave, alternado com períodos de recuperação, sem pressas. Sem se esquecer de se oferecer um sono reparador que lhe garante a melhor forma!

 

7) Ter bons reflexos

Pense em hidratar-se durante todo o treino, isso é importante! Uma boa hidratação fornece os nutrientes necessários para o bom funcionamento dos músculos e estimula o processo de recuperação. Acima de tudo, permaneça concentrado e gira o seu treino em conformidade com as suas próprias capacidades físicas e não com as do seu vizinho. No final da sessão, não se esqueça da fase de regressar à calma: respire de forma profunda e tranquila, caminhe durante alguns minutos e termine com exercícios de alongamento.

 

8) Permanecer motivada

Caso decida retomar uma atividade física, é sempre mais motivador fazê-lo a dois ou entre amigos, em família. Praticar desporto em conjunto permite encorajarem-se mutuamente enquanto desfrutam de exercícios que são como verdadeiros encontros. Torna-se mais fácil manter-se no trilho certo para retomar o desporto e, assim, esquecer o esforço. O ideal é trabalhar em pares com uma pessoa cuja condição física se aproxime da sua.

 

9) Comer de forma inteligente

Retomar o desporto é bom, desde que reveja o seu estilo de vida e também a sua alimentação! Para comer de forma equilibrada, aplicam-se algumas regras:

  • Nunca salte refeições, tome o pequeno-almoço, almoço e jantar.
  • O lanche: coma uma compota, uma peça de fruta ou uma barra de cereais
  • O prato 100% equilibrado: um terço de feculentos (massas, arroz), um terço de proteínas (peixe, ovos, carne), um terço de legumes.
  • Frustração zero: um pequeno desvio de vez em quando não faz mal, o equilíbrio é importante para a durabilidade... (por isso, para os gulosos, sim ao pequeno quadrado de chocolate, razoavelmente).
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