conseils-yoga-bien-quel-yoga-choisir-header

QUE TIPO DE YOGA ESCOLHER?

O yoga é um dos tesouros escondidos que marcam o ritmo de vida de milhares de habitantes nos quatro cantos do mundo. Desde o momento em que surgiu no Vale do Indo há aproximadamente 5000 anos, as suas diferentes modalidades têm-se desenvolvido permanentemente. Atualmente, há uma variedade impressionante de métodos. Há seguramente um tipo de yoga ideal para si!

 

Os yogas suaves ou relaxantes

A quem se destinam?

Os yogas suaves e relaxantes são adequados para qualquer pessoa, independentemente da sua idade, para envelhecer em boa forma física e tranquilamente! Destinam-se a jovens dinâmicos ou reformados à procura de bem-estar, às mães que precisam de respirar ou a quem interrompeu a prática de desporto e pretende retomá-la de forma suave, sem riscos para o corpo.

 

Quais são as modalidades de yoga?

  • O Hatha yoga: é a modalidade de yoga mais difundida no Ocidente. É ideal para relaxar o corpo suavemente após um dia de trabalho, descomprimir e promover uma boa noite de descanso. Baseia-se na prática de técnicas de respiração (pranayama), de posturas de pé ou sentado (asanas) e de torções.

 

  • O Yoga Nidra: trata-se do yoga mais relaxante, que tem algumas semelhanças com a sofrologia. É muito eficaz para combater o stress. Foca-se sobretudo em exercícios de concentração e na respiração.

 

  • O Restorative Yoga: é uma modalidade em que é atribuída uma importância significativa ao trabalho das posturas. As posturas são mantidas durante um longo período de tempo, com música de fundo e uma iluminação suave. Este tipo de yoga é extremamente benéfico para a recuperação, permitindo desenvolver a flexibilidade do corpo de forma suave. É ideal para quem se encontra numa fase de reeducação ou para grávidas.

 

Os yogas dinâmicos

A quem se destinam?

Tendo em conta que são fisicamente exigentes, os yogas dinâmicos destinam-se principalmente a indivíduos mais jovens e de boa saúde. Adequam-se perfeitamente a todos(as) aqueles(as) que já praticam um desporto como corrida, mergulho, surf ou dança, que exigem um elevado nível de concentração, flexibilidade, resistência, etc. Efetivamente, o yoga é extremamente benéfico como complemento de outras atividades físicas e, além disso, não é incomum depararmo-nos com um número crescente de desportistas de alta competição a iniciar esta modalidade para melhorar o seu desempenho. Os jovens que entram na vida ativa, ou os adolescentes, também irão ficar interessados nestas modalidades, para aliviar o stress e recarregar energias.

 

Quais são as modalidades de yoga?

  • O Ashtanga: este tipo de yoga baseia-se em séries de posturas que são efetuadas em sequência a um ritmo rápido. Utiliza diferentes técnicas de respiração (Ujjai + Vinyasa). Sendo muito dinâmico, permite purificar o organismo e contribui para eliminar as toxinas do corpo.

 

  • Os Hot Yoga: inspirados no bikram yoga do nome do seu fundador, propõem sessões de 1h30 numa sala aquecida a 40°. Estes cursos interessam sobretudo às pessoas que pretendem mexer-se, desenvolver a flexibilidade e transpirar, bem como a quem pretende emagrecer.

 

  • O Iyengar: é um yoga muito físico e orientado para a postura, ao qual é associada a prática significativa de técnicas de respiração. Para alcançar posturas perfeitas, os praticantes de yoga utilizam correias, tijolos, paredes, etc.

 

 

 

Neste momento, conhece os principais tipos de yoga que existem para escolher o tipo mais adequado para si. Trata-se, evidentemente, de uma variedade de modalidades diferentes, cujos métodos ainda são numerosos e continuam a desenvolver-se constantemente! Pode meditar sobre o yoga que mais se adequa às suas necessidades!

9,00 €*
4.55 / 5 75 Opiniões
    VOLTAR PARA O TOPO